Notícias semanais em destaque nas TVs

A visita do Papa Francisco a Fátima, foi o principal destaque na semana informativa de 8 a 14 de Maio, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  16 maio 2017

A visita do Papa Francisco a Fátima, no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições foi o grande destaque da última semana. Ainda nesta visita, foi anunciada a canonização dos irmãos Francisco e Jacinta Marto, que são nesta altura os Santos mais jovens da Igreja Católica. As medidas excecionais de segurança e o significado da visita Papal foram temas em foco durante a semana. O serviço Telenews registou um total de 342 notícias e 19 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 7 horas e meia de emissão e 121 notícias emitidas.

A vitória de Salvador Sobral no Festival da Eurovisão realizado em Kiev na Ucrânia foi outro dos temas em destaque na última semana. Salvador Sobral interpretou a canção "Amar Pelos Dois", um tema escrito pela sua irmã Luisa Sobral, tendo vencido quer na votação do júri quer na votação do público. Portugal até esta edição contava com 48 participações no Festival Eurovisão da Canção e a sua melhor classificação remonta ao ano de 1996 com o sexto lugar. O serviço Telenews registou um total de 93 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com quase 2 horas de emissão e 48 notícias emitidas.

No Futebol Português, o Benfica venceu a Liga NOS. Foi no Estádio da Luz, perante mais de 60 mil espetadores que o Benfica, fazendo a melhor exibição da época segundo os comentadores, recebeu e venceu o Vitória de Guimarães com cinco golos sem resposta. O Benfica e os seus adeptos festejaram na Praça do Marquês de Pombal em Lisboa, a conquista do primeiro Tetracampeonato da sua história centenária. O Futsal do Benfica sagrou-se vencedor da Taça de Portugal ao vencer o Burinhosa na final da prova realizada no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O serviço Telenews registou um total de 189 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 3 horas de emissão e 74 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas à visita a Portugal de sua Santidade o Papa Francisco foi o principal destaque. O tema representou 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,
Methodology in Context 2017
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda