Um fim-de-semana de emoções … também nos social media

Centenário de Fátima com visita do Papa Francisco, conquista do primeiro tetra campeonato pelo Benfica e primeira vitória no Festival da Eurovisão foram emoções de um dia em cheio para Portugal, que também ecoaram nas redes sociais.

Grupo Marktest,  16 maio 2017

O serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest mostra-nos como os três grandes acontecimentos que exaltaram o país se comportaram neste fim-de-semana em sites como Facebook, Twitter, Google+, Instagram, Blogs, Fóruns, Youtube e Notícias RSS.

O dia 13 de Maio de 2017 ficará na memória de muitos e por muitos motivos. Nesse dia assinalaram-se 100 anos sobre as aparições de Fátima, contando com a presença do Papa Francisco nas celebrações, pela primeira vez no nosso país.

No mesmo dia, a vitória do Benfica frente ao Vitória de Guimarães permitiu aos seus adeptos festejarem antecipadamente a vitória no Campeonato, o quarto consecutivo - feito inédito do clube de Lisboa.

Ao serão, foi a vez de Salvador Sobral, representante de Portugal na Eurovisão, vencer este festival apresentando um estilo musical e artístico fora do que nos últimos anos esta prova nos mostrou - foi um vencedor improvável, aplaudido tanto pelo júri como pelo público de todos os países em competição.

O eco destes três feitos inéditos no país sentiram-se também nos social media. Considerando os dados disponíveis no serviço Social Media Explorar para o período de 12 a 14 de Maio, estes três assuntos dominaram as menções nestes sites.

O Benfica foi contudo o tema mais presente, representando 19% do buzz social, mais do dobro das menções sobre o Papa Francisco, que representaram 9% do total, ou sobre Salvador Sobral, que obtiveram 8% do buzz. Estes três temas, em conjunto, representaram 35% do share social, o que significa que uma em cada três menções observadas nos social media nesses 3 dias era sobre um destes assuntos.

O meio de difusão destas menções foi também bastante diferenciado entre as várias personalidades em análise. Enquanto 57% das menções sobre o Papa Francisco se registaram em sites de notícias e 50% das menções sobre o Benfica se observaram no Facebook, verificou-se uma maior dispersão entre os media que mencionaram Salvador Sobral, com 37% de referências provenientes do Facebook e 32% do Twitter.

O Marktest Social Media Explorer é um serviço que monitoriza conteúdos veiculados nos social media relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda