Um fim-de-semana de emoções … também nos social media

Centenário de Fátima com visita do Papa Francisco, conquista do primeiro tetra campeonato pelo Benfica e primeira vitória no Festival da Eurovisão foram emoções de um dia em cheio para Portugal, que também ecoaram nas redes sociais.

Grupo Marktest,  16 maio 2017

O serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest mostra-nos como os três grandes acontecimentos que exaltaram o país se comportaram neste fim-de-semana em sites como Facebook, Twitter, Google+, Instagram, Blogs, Fóruns, Youtube e Notícias RSS.

O dia 13 de Maio de 2017 ficará na memória de muitos e por muitos motivos. Nesse dia assinalaram-se 100 anos sobre as aparições de Fátima, contando com a presença do Papa Francisco nas celebrações, pela primeira vez no nosso país.

No mesmo dia, a vitória do Benfica frente ao Vitória de Guimarães permitiu aos seus adeptos festejarem antecipadamente a vitória no Campeonato, o quarto consecutivo - feito inédito do clube de Lisboa.

Ao serão, foi a vez de Salvador Sobral, representante de Portugal na Eurovisão, vencer este festival apresentando um estilo musical e artístico fora do que nos últimos anos esta prova nos mostrou - foi um vencedor improvável, aplaudido tanto pelo júri como pelo público de todos os países em competição.

O eco destes três feitos inéditos no país sentiram-se também nos social media. Considerando os dados disponíveis no serviço Social Media Explorar para o período de 12 a 14 de Maio, estes três assuntos dominaram as menções nestes sites.

O Benfica foi contudo o tema mais presente, representando 19% do buzz social, mais do dobro das menções sobre o Papa Francisco, que representaram 9% do total, ou sobre Salvador Sobral, que obtiveram 8% do buzz. Estes três temas, em conjunto, representaram 35% do share social, o que significa que uma em cada três menções observadas nos social media nesses 3 dias era sobre um destes assuntos.

O meio de difusão destas menções foi também bastante diferenciado entre as várias personalidades em análise. Enquanto 57% das menções sobre o Papa Francisco se registaram em sites de notícias e 50% das menções sobre o Benfica se observaram no Facebook, verificou-se uma maior dispersão entre os media que mencionaram Salvador Sobral, com 37% de referências provenientes do Facebook e 32% do Twitter.

O Marktest Social Media Explorer é um serviço que monitoriza conteúdos veiculados nos social media relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Do mesmo tema: Social Media

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

24 julho 2017