Ser Saudável está na moda e as marcas acompanham

A Marktest, através dos seus estudos e-Foliotrack e Precise, realizou uma análise relativa ao mercado dos Cereais de Pequeno-Almoço.

Marktest Investimentos,  30 maio 2017

O Pequeno-Almoço é a primeira refeição do dia e cada vez mais a sua importância é reconhecida pelos consumidores. Neste sentido, o mercado tem tentado evoluír com o intuito de responder às actuais necessidades, aumentanto a variedade e diversidade de produtos, que vão desde os cereais às sementes.

De forma a compreender como o mercado dos Cereais de Pequeno-Almoço tem alterado nos últimos anos, a Marktest Retail apresenta um artigo sobre a evolução do espaço de linear desta categoria (estudo Precise - auditoria do ponto de venda), bem como o seu impacto na comunicação em folhetos no durante o 1º Trimestre (estudo e-Foliotrack - análise de folhetos).

O mercado de Cereais de Pequeno-Almoço tem verificado algumas alterações nos últimos anos. Ainda que os Cereais de Criança continuem a liderar as prateleiras desta categoria, a tendência na perda de espaço continua a verificar-se. Esta diminuição de Share of Shelf observa-se em todas as insignias em análise, com excepção do Continente Modelo (+2,1p.p.).

Já o segmento Corn Flakes, Muesli e Outros inverte a tendência e aumenta a presença no linear (+2,8p.p.). As insignias onde se verifica um maior aumento são o Minipreço (+9,5p.p.) e Pão de Açúcar (+6,5p.p.). Actualmente, este segmento ultrapassa os Cereais Linha, ocupando 16,9% do Share of Shelf. Estes resultados vão ao encontro da tendência dos consumidores nos dias de hoje. O Muesli e a Granola são os novos ingredientes associados a uma alimentação saudável, e o aumento da sua procura tende a ser cada vez maior.

Nos folhetos, o cenário confirma-se. Ainda que os Cereais Criança detenham o maior Share of Voice (35% actualmente), observam uma descida face ao período homólogo em 2016. Deste modo, o foco passa a ser o segmento de Corn Flakes, Muesli e Outros que, ainda que não ocupe o 2º lugar, observa uma subida de7.8p.p. em 2017 e difere apenas 0,2p.p. do segmento Barras Cereais.

No segmento Cereais Corn Flakes, Muesli e Outros, verifica-se também mudanças na liderança por parte das marcas. Ainda que em 2015 o destaque em folhetos fosse dado às MDD, atualmente a Nestlé é responsável por 32% do Share of Voice, mais 24,3p.p. face a 2015. Por sua vez, a marca Kellogg's tem vindo a perder espaço em folheto, ocupando em 2017 10,3% da quota.

Por último, na categoria Cereais Pequeno-Almoço, prevalecem as acções promocionais de Desconto Direto, com maior destaque para =>50%Dto e >25%<50%Dto. No entanto, não parece existir um padrão entre marcas, uma vez que, a acção mais comunicada pela Nestlé prende-se com >25%<50%Dto (+20p.p. face ao mesmo período em 2016). A Kellogg's apresenta 60,3% do Share of Voice em =>50%Dto. As MDD's, por sua vez, optam por promoções =<25%Dto, verificando um aumento nesta acção de 21p.p. face a 2016.

Notas Metodológicas
Precise - Auditoria Ponto Venda
A Marktest, através do serviço de auditoria no ponto de venda, Precise, pretende fazer face às necessidades das marcas em acompanhar políticas de preço, presença dos produtos e de acções promocionais, quotas de espaço de linear e outros que decorrem no ponto de venda. A frequência de recolha é efectuada em conformidade com as necessidades do cliente, bem como a selecção de lojas. A recolha de dados é efectuada com um PDA com software específico para a recolha de dados, sendo a identificação dos produtos efectuada através de leitor de código de barras. Módulos de Informação Recolhida: - Módulo Preço / Presença, Módulo Locais, Módulo Promoções, Módulo Merchandising, Módulo Espaço, Módulo Perguntas Qualitativas.
Mais detalhes: Precise

e-Foliotrack
O e-FolioTrack reúne numa plataforma on-line os folhetos dos principais retalhistas em Portugal em diversas áreas, desde o dia 1 de Janeiro de 2009. Os folhetos são um dos principais canais de comunicação entre os retalhistas e o consumidor final, sendo por isso alvo de grande investimento dentro deste sector de actividade. Normalmente, os produtos em folheto representam elevados incrementos nas vendas, pois trata-se de packs promocionais, produtos inovadores ou acções em preço directo, cartão ou talão. Os resultados do e-Foliotrack são fornecidos em suporte digital, através do site e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Grande Distribuição

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

20 julho 2017