Notícias semanais em destaque nas TVs

O terrorismo voltou a ser o principal destaque na semana informativa de 29 de Maio a 4 de Junho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  6 junho 2017

Cabul, Manila e Londres foram cidades em destaque na última semana com a suas populações a serem alvo de atentados terroristas. Em Cabul, um ataque suicida vitimou dezenas de homens e mulheres, em Manila um homem armado disparou indiscriminadamente sobre moradores de um resort provocando dezenas de feridos e, por último, homens armados de facas atacaram transeuntes em Londres provocando sete mortos e dezenas de feridos. O serviço Telenews registou um total de 126 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 45 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em destaque na última semana foi o anúncio do Presidente dos EUA que o país vai abandonar o acordo de Paris. Donald Trump anunciou que os EUA se retiram do acordo e querem renegociar um acordo mais justo. Líderes mundiais manifestaram a intenção de manter o acordo alcançado que define metas para combater as alterações climáticas no planeta. O serviço Telenews identificou um total de 66 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com quase 1 hora de emissão e 24 notícias emitidas.

No Futebol, encerrou a época 2016/17 com a final da Liga dos Campeões da UEFA. O Real Madrid venceu a Juventus de Turim. Ronaldo bateu o recorde de golos na competição e colocou-se como favorito à conquista da Bola de Ouro. A Seleção Nacional, que prepara o jogo de qualificação para o Mundial com a Letónia e a participação na Taça das Confederações, realizou um jogo de preparação com o Chipre, vencendo por quatro golos sem resposta. Termina a época e começam as transferências de jogadores, sendo de destacar o anúncio da transferência do guarda-redes Ederson do Benfica para o Manchester City. O serviço Telenews assinalou um total de 192 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 67 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias acerca dos ataques terroristas em Cabul, Manila e Londres foram o principal destaque. O tema representou 26% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

26 junho 2018
MRS Summer School - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 26 a 28 de junho de 2018 ,
27 junho 2018
Festa da Criatividade - Meios & Publicidade 
Restart, Lisboa, 27 de junho de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda