Notícias semanais em destaque nas TVs

Questões políticas e de segurança do Reino Unido foram o principal destaque na semana informativa de 5 a 11 de Junho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  14 junho 2017

O destaque na última semana foi para o Reino Unido. Depois do anúncio do Brexit, o Reino Unido continua em destaque por razões políticas e de segurança. Os constantes ataques reivindicados pelo Estado Islâmico e as eleições, que enfraqueceram a liderança conservadora, colocaram o país num clima de incerteza política e social. O serviço Telenews registou um total de 162 notícias e 7 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 2 horas e meia de emissão e 58 notícias emitidas.

Assinalou-se o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. As comemorações decorreram ao longo de três dias entre a cidade do Porto e São Paulo no Brasil com as comunidades portuguesas. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi acompanhado pelo Primeiro-ministro, António Costa, ao longo dos eventos que assinalaram a data. O serviço Telenews identificou um total de 47 notícias e 1 hora e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com quase meia hora de emissão e 17 notícias emitidas.

Continua a polémica à volta da investigação sobre o setor energético. A EDP e as rendas excessivas que o estado terá pago continuam em foco com várias figuras da administração da EDP e da REN em causa. O serviço Telenews assinalou um total de 55 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão e 21 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias acerca das eleições no Reino Unido foram o principal destaque. O tema representou 24% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,
Le Salon du Marketing Point De Vente
Null
Paris, França, 27 a 29 de março de 2018,

mais acontecimentos em Agenda