Notícias semanais em destaque nas TVs

As consequências do incêndio de Pedrógão Grande manteve-se o principal destaque informativo da semana de 26 de Junho a 2 de Julho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  5 julho 2017

O grande destaque informativo da última semana foram as consequências dos graves incêndios de Pedrógão Grande. As populações em choque receberam auxílio material e psicológico no terreno enquanto procuram retomar as suas vidas. Uma onda solidária percorreu o país recolhendo milhões de euros em donativos. Na vertente política, discutiu-se a ação do Governo e da Proteção Civil e foram anunciados inquéritos para apurar o que correu mal. Na Assembleia da República, os vários partidos manifestaram vontade de legislar sobre o ordenamento florestal. O serviço Telenews registou um total de 199 notícias e 9 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 3 horas e meia de emissão e 76 notícias emitidas.

O assalto e o roubo de material militar dos paióis do Exército em Tancos foi outro dos destaques da última semana. Numa altura em que existe uma grande preocupação com a segurança, a incerteza acerca do destino do material militar roubado veio intensificar estas preocupações. A demonstração de fragilidade da segurança das instalações militares é um fator negativo para a imagem das Forças Armadas e do Estado Português perante os nossos aliados. O serviço Telenews contou um total de 75 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

p>O futebol português foi outro dos destaques da semana. A Seleção Nacional de Futebol terminou a sua participação na Taça das Confederações obtendo o terceiro lugar após vencer a seleção do México. A participação portuguesa ficou marcada pela derrota no desempate por grandes penalidades perante o Chile nas meias-finais da prova. Os clubes portugueses voltaram ao trabalho com os três grandes a iniciarem a pré-época, registando-se notícias diárias acerca de entrada e saída de jogadores. O serviço Telenews assinalou um total de 165 notícias e quase 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com mais de 1 hora e meia de emissão e 60 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias acerca do roubo de material militar em Tancos foram o principal destaque. O tema representou 50% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

20 julho 2017

Em Agenda

Congresso ESOMAR
Null
Amesterdão, Holanda, 10 a 13 de setembro de 2017,
Utilities Market Research
Null
Londres, Inglaterra, 21 de setembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda