Cascais com maior proporção de acessos residenciais de banda larga

As estatísticas da Anacom mostram que a maior proporção de acessos residenciais de Internet em banda larga se localiza no concelho de Cascais, ao contrário de Pedrógão Grande onde essa proporção é a mais baixa do país.

Grupo Marktest,  5 julho 2017

Segundo os dados para 2015 da Anacom, publicados pelo INE e disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, existem em Portugal 3,1 milhões de acessos de Internet em banda larga, sendo 2,7 milhões acessos residenciais e 466 mil acessos não residenciais.

Lisboa é o concelho com maior número de acessos residenciais, que representam 8% do total nacional. Sintra, com 4.4%, Vila Nova de Gaia, com 3.1%, Porto, com 3% e Cascais, com 2.9%, completam a lista dos cinco concelhos com mais acessos residenciais de Internet de banda larga, representando em conjunto mais de um quinto do total nacional (21.5%).

Se considerarmos a proporção destes acessos relativamente ao número de famílias dado pelos Censos do INE de 2011, vemos um ranking diferente, encabeçado pelo concelho de Cascais, que exibe um total de 952 acessos por 1000 famílias, bastante acima da média nacional de 661 acessos por família.

Em Lagos e Vila do Bispo esta proporção também supera os 900 (925 e 918, respetivamente), enquanto em Valongo e Sesimbra se aproxima desse patamar (893 e 890, respetivamente).

Pelo contrário, o concelho de Pedrógão Grande é aquele que apresenta uma menor proporção de acessos residenciais de Internet em banda larga por família, que não atinge os 100 (99 acessos por mil famílias).

Os concelhos de Vimioso, Oleiros, Alcoutim e Sabugal também apresentam uma proporção bastante abaixo da média (oscilando entre 112 e 208 acessos por 1000 famílias).

Os dados desta análise são publicados pelo INE e relativos ao ano 2015, estando disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Onilne. Contacte-nos para mais informações.

Do mesmo tema: Estudos sobre os Concelhos/Regiões

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Net Futures 2017
Null
Bruxelas, Bélgica, 28 de junho a 29 de agosto de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda

20 julho 2017