Notícias semanais em destaque nas TVs

O roubo de material militar em Tancos foi o principal destaque informativo da semana de 3 a 9 de Julho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  11 julho 2017

O roubo de material militar em Tancos foi o grande destaque na última semana. As Forças Armadas e o Governo estiveram sob pressão quer política quer da opinião pública. Enquanto se apuram as condições de operação das Forças Armadas, o governo manteve a confiança nas chefias militares. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu o apuramento de responsabilidades até às últimas consequências. O serviço Telenews registou um total de 152 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 55 notícias emitidas.

A tragédia de Pedrógão Grande foi outros dos destaques da última semana. O Governo e as autarquias afetadas pelos incêndios reuniram-se para coordenar a reconstrução e a ajuda às populações afetadas. As várias instituições de solidariedade procuram chegar às populações recolhendo informação acerca do que é mais necessário. O serviço Telenews contou um total de 95 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 1 hora e meia de emissão e 36 notícias emitidas.

p>O futebol português foi outro dos destaques noticiosos da semana. Começou o trabalho de pré-época dos vários clubes da Liga NOS. Os três grandes iniciaram os trabalhos com a atenção a incidir nos novos jogadores e nos negócios de compra e venda de jogadores. O destaque da última semana foi para a venda de Ruben Neves do FC Porto para o futebol inglês e para o regresso de Fábio Coentrão a Portugal para jogar no Sporting. A Liga Portuguesa de Futebol realizou o sorteio do calendário da nova época, com o jogo mais importante da primeira jornada a ser realizado no estádio da Luz entre o Benfica e o Braga. O serviço Telenews assinalou um total de 134 notícias e 2 horas e meia de emissão.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias acerca das investigações e consequências políticas do roubo em Tancos foram o principal destaque. O tema representou 48% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Best of Germany 2017
A ESOMAR traz a Berlim os pontos mais importantes da sua Conferência Internacional realizada em Amesterdão entre 10 e 13 de Setembro.
Berlim, ALemanha, 5 de outubro de 2017,
MRS Customer Summit 2017
(Local a confirmar), 2 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda