Afinal a gelatina não é só Royal!

A Marktest, através do seu estudo e-Foliotrack, realizou uma análise relativa ao mercado das gelatinas e a sua promoção em folheto.

Marktest Investimentos,  11 julho 2017

Poucas calorias e alimentação equilibrada são algumas das palavras top of mind do consumidor atualmente. Qual a sobremesa que pode ser associada a estas palavras? A gelatina, claro! É uma opção saudável, recomendada, prática e que sabe sempre bem. Então com a chegada do verão... A luta pelo maior espaço em folheto é também evidente nesta categoria. Neste sentido, a Marktest Retail apresenta uma análise do impacto desta categoria na comunicação em folhetos, tendo por base os meses de Janeiro a Abril de 2016 e 2017.

Em 2017, a categoria de Sobremesas de Mercearia registou 355 inserções (+28 inserções). A categoria de Sobremesas Refrigeradas apresentou mais 178 inserções face o mesmo período em 2016, tendo registado um total de 438 inserções em 2017.

Olhando ao detalhe da categoria, as Gelatinas são responsáveis por 33,8% do Share of Voice na categoria de Sobremesas de Mercearia, menos 5 pontos percentuais (p.p.) face a 2016. Por outro lado, nas Sobremesas Refrigeradas, ainda que com mais 6 inserções comparando 2016, o segmento Gelatinas apresenta menos 10,2p.p. (18,3% de SoV). Esta descida é justificada pelo aumento de 172 inserções por parte das Outras Sobremesas Refrigeradas.

Analisando ao detalhe o segmento de Gelatinas de Mercearia, qual é a marca líder em folhetos? Não deveria ser uma novidade, mas desta vez é! A marca Royal perde 4,6p.p. de quota em folheto e é ultrapassada pela marca Condi, que regista 38 inserções no 1º quadrimestre de 2017 e um SoV de 31,7%. Note-se que, no entanto, a marca registou menos uma inserção face ao período homólogo em 2016.

A marca com maior crescimento em folheto é a marca Alsa, com mais 6,1p.p. e uma quota em folheto de 10,8%.

No que diz respeito às Gelatinas Refrigeradas, as MDD continuam a liderar o espaço em folheto. Segue-se a marca Royal que perde 6,9p.p. de quota e regista menos 3 inserções face ao período homólogo. No entanto, o responsável pela perda de Share of Voice de Royal, bem como das restantes marcas já habituais, é o surgimento de outras marcas em folheto (ex. Reina).

Nas Gelatinas em pó, a insígnia que maior aumento tem no número de inserções é o E.Leclerc (+13,3p.p.). Este aumento prende-se essencialmente pela marca Royal, que apresenta mais 10 inserções face ao período homólogo em 2016. O Minipreço reduz o seu SoV em 10,1p.p., registando apenas 3 inserções no período em análise em 2017 (todas para a marca Royal).

Em relação às gelatinas prontas, as insígnias com maior aumento no número de inserções são o Continente (+7,6p.p.) e Continente Modelo (+4,1p.p.). Por outro lado, o E Leclerc reduz o número de inserções deste segmento, tendo registado menos 9 inserções na marca Royal e menos 3 inserções nas MDD's, quando comparado com o mesmo período em 2016.

Tendo em consideração ambos os segmentos de gelatinas, observa-se acções promocionais distintas. Se por um lado, para as gelatinas em pó, o desconto =>50% Dto é o mais utilizado (30,8% de SoV), nas Gelatinas Prontas, este tipo de promoção ocupa o 4º lugar com apenas 12,5% do SoV. Por outro lado, a promoção mais comunicada neste segmento é a =<25%Dto (32,5% de SoV), que ocupa o 3º lugar nas Gelatinas de Mercearia.

Note-se que, ainda assim, verifica-se um aumento no número de acções promocionais com >25% <50%Dto e =<25% Dto no segmento Gelatinas de Mercearia, face ao período homólogo em 2016. A responsabilidade para o aumento do número de acções promocionais =<25%Dto divide-se entre as marcas Alsa e Condi que, em 2016 não haviam feito nenhuma inserção com este tipo de desconto, e em 2017 registaram 2 e 6 inserções, respectivamente. Também as MDD's apresentam mais 4 inserções. A marca Royal, por sua vez, passou de 1 inserção em promoções >25% <50%Dto para 17 inserções (+ 43,7p.p.).

No que diz respeito ao segmento Gelatinas Prontas, também se verifica um maior aumento em =<25%Dto (+12 inserções) e >25% <50%Dto (+ 9 inserções).

Em suma, observam-se algumas mudanças ao nível das marcas nos segmentos de gelatina, com algumas marcas a marcar cada vez mais presença em folheto.

Notas Metodológicas

e-Foliotrack
O e-FolioTrack reúne numa plataforma on-line os folhetos dos principais retalhistas em Portugal em diversas áreas, desde o dia 1 de Janeiro de 2009. Os folhetos são um dos principais canais de comunicação entre os retalhistas e o consumidor final, sendo por isso alvo de grande investimento dentro deste sector de actividade. Normalmente, os produtos em folheto representam elevados incrementos nas vendas, pois trata-se de packs promocionais, produtos inovadores ou acções em preço directo, cartão ou talão. Os resultados do e-Foliotrack são fornecidos em suporte digital, através do site e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Grande Distribuição

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Net Futures 2017
Null
Bruxelas, Bélgica, 28 de junho a 29 de agosto de 2017,
Utilities Market Research
Null
Londres, Inglaterra, 21 de setembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda