Cinemas com mais espetadores em Matosinhos

Os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, mostram que é no concelho de Matosinhos que as salas de cinema têm, em média, mais espetadores.

Grupo Marktest,  19 julho 2017

Segundo os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, em 2015, existiam em Portugal um total de 163 recintos de cinema, com 545 salas dedicadas à sétima arte.

Este valor tem-se mantido relativamente estável desde 2008.

Lisboa, Vila Nova de Gaia, Oeiras, Coimbra e Matosinhos são os concelhos com maior número de salas de cinema.

Estas salas, com capacidade para cerca de 104 mil utentes, ofereceram 621 mil sessões de cinema a que assistiram 14,5 milhões de espetadores.

O número de espetadores cresceu muito significativamente este ano, encontrando-se 20% acima do registado em 2014. Mesmo assim, encontra-se abaixo do observado em 2011, ano a partir do qual se registou uma quebra neste indicador que teve o seu valor máximo em 2004, com 17 milhões de espetadores.

Lisboa, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Oeiras e Almada são os concelhos com mais espetadores de sétima arte, mas, se considerarmos a população residente, vemos que a proporção de espetadores de cinema é maior nos concelhos de Montijo, Albufeira, São João da Madeira, Matosinhos e Lisboa. Nos concelhos de Montijo e Albufeira, por exemplo, o número de espetadores de cinema é seis vezes superior ao número dos seus residentes.

Em Matosinhos, Montijo, Almada, Faro e Cascais regista-se, por seu turno, o valor médio de espetadores por sala mais elevado. As salas de cinema do concelho de Matosinhos receberam, em média, 64 mil espetadores ao longo do ano enquanto no Montijo os cinemas tiveram uma média de 58 mil espetadores por sala.

Os dados desta análise são publicados pelo INE e relativos ao ano 2015, estando disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Onilne. Contacte-nos para mais informações.

Do mesmo tema: Estudos sobre os Concelhos/Regiões

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

18 agosto 2017