Notícias semanais em destaque nas TVs

Os incêndios mantêm-se o destaque informativo da semana de 17 a 23 de Julho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  25 julho 2017

A vaga de incêndios que atinge o Continente foi o maior destaque da última semana. Em vagas sucessivas, localidades como Pedrógão Grande, Góis e mais recentemente Alijó fotam protagonistas em destaque nos media pelas piores razões. Estas localidades ficaram marcadas pelos incêndios violentos que provocaram vítimas e destruíram bens e floresta. A discussão centra-se agora em como combater o fogo de forma mais eficiente e prevenir, através do ordenamento florestal, tragédias como as de Pedrógão Grande. O serviço Telenews registou um total de 286 notícias e mais de 12 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 4 horas e meia de emissão e 104 notícias emitidas.

Grupo Altice prepara-se para crescer em Portugal. O Grupo que controla a PT prepara-se para adquirir o Grupo Media Capital, dono da TVI. Após as declarações do Primeiro-Ministro, António Costa, acerca da atuação da PT em Pedrógão Grande, e o seu apoio declarado aos protestos dos trabalhadores da PT, instalou-se um ambiente crispado entre o Governo e o grupo francês. O serviço Telenews contou um total de 51 notícias e quase 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com quase 1 hora de emissão e 20 notícias emitidas.

p>O futebol português foi outro dos destaques. Quando falta pouco mais de uma semana para o começo das competições oficiais, multiplicam-se os jogos de preparação. Benfica, FC Porto e Sporting fazem as últimas alterações nos plantéis que vão lutar pelos títulos da nova época. De destacar a vitória do Sporting sobre o Mónaco, campeão Francês, em Alvalade. A Seleção Portuguesa de Futebol Feminino venceu a Escócia, naquela que foi a primeira vitória de uma Seleção Portuguesa Feminina num campeonato da Europa. O serviço Telenews assinalou um total de 130 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora de emissão e 47 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o tema dominante continua a ser a vaga de incêndios que continua a destruir a floresta no norte e centro de Portugal continental. O tema representou 57% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

25 janeiro 2018
Kids & Youth Insights - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 25 de janeiro de 2018 ,
8 fevereiro 2018
Social Media Research Summit - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 8 de fevereiro de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda