Notícias semanais em destaque nas TVs

Os incêndios mantêm-se o destaque informativo da semana de 17 a 23 de Julho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  25 julho 2017

A vaga de incêndios que atinge o Continente foi o maior destaque da última semana. Em vagas sucessivas, localidades como Pedrógão Grande, Góis e mais recentemente Alijó fotam protagonistas em destaque nos media pelas piores razões. Estas localidades ficaram marcadas pelos incêndios violentos que provocaram vítimas e destruíram bens e floresta. A discussão centra-se agora em como combater o fogo de forma mais eficiente e prevenir, através do ordenamento florestal, tragédias como as de Pedrógão Grande. O serviço Telenews registou um total de 286 notícias e mais de 12 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 4 horas e meia de emissão e 104 notícias emitidas.

Grupo Altice prepara-se para crescer em Portugal. O Grupo que controla a PT prepara-se para adquirir o Grupo Media Capital, dono da TVI. Após as declarações do Primeiro-Ministro, António Costa, acerca da atuação da PT em Pedrógão Grande, e o seu apoio declarado aos protestos dos trabalhadores da PT, instalou-se um ambiente crispado entre o Governo e o grupo francês. O serviço Telenews contou um total de 51 notícias e quase 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com quase 1 hora de emissão e 20 notícias emitidas.

p>O futebol português foi outro dos destaques. Quando falta pouco mais de uma semana para o começo das competições oficiais, multiplicam-se os jogos de preparação. Benfica, FC Porto e Sporting fazem as últimas alterações nos plantéis que vão lutar pelos títulos da nova época. De destacar a vitória do Sporting sobre o Mónaco, campeão Francês, em Alvalade. A Seleção Portuguesa de Futebol Feminino venceu a Escócia, naquela que foi a primeira vitória de uma Seleção Portuguesa Feminina num campeonato da Europa. O serviço Telenews assinalou um total de 130 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora de emissão e 47 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o tema dominante continua a ser a vaga de incêndios que continua a destruir a floresta no norte e centro de Portugal continental. O tema representou 57% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

Marketing Nation Roadshow
Null
Londres, Inglaterra, 19 de outubro de 2017, Null
Big Data World 2017
Nova Iorque, EUA, 27 a 29 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda