Um quinto do IMI cobrado em 5 concelhos

Os dados de 2015, divulgados pela DGAL, relativos ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) revelam que em apenas 5 concelhos de Portugal são cobrados 20% do total deste imposto.

Grupo Marktest,  16 agosto 2017

Os valores de IMI cobrados nos municípios registaram ao longo dos anos valores sempre crescentes. Em 2015, a cobrança de IMI atingiu os 1 533 milhões e 205 milhares de euros. Estes são dados disponibilizados pela Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), através do Portal Autárquico e que estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, da Marktest.

Em termos totais um quinto da cobrança do IMI concentrou-se apenas em cinco concelhos: Lisboa, Sintra, Cascais, Vila Nova de Gaia e Porto, sendo o valor de Lisboa duas vezes superior ao de Sintra (o segundo concelho com maior cobrança total de IMI).

Já no que respeita à cobrança per capita deste imposto, verifica-se que são sobretudo os concelhos do Algarve a registar os valores mais elevados: Albufeira, Loulé, Porto Santo (Região Autónoma da Madeira), Castro Marim, Lagos, Portimão, Lagoa (Algarve) e Vila Real de Santo António - todos com valores de IMI per capita acima de 400 euros, chegando aos 745 euros por habitante em Albufeira.

Os dados desta análise são publicados pela DGAL, são relativos ao ano de 2015, estando disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações.

Em Agenda

Festival of Marketing
Londres, Inglaterra, 4 e 5 de outubro de 2017,
Financial Services Research 2017
Londres, Inglaterra, 16 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda