Notícias semanais em destaque nas TVs

A passagem do furacão Irma foi o destaque informativo da semana de 4 a 10 de Setembro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  12 setembro 2017

Os Incêndios no centro do País e o destino dos donativos para ajuda às populações de Pedrógão Grande e do Centro do país foi tema em destaque na última semana. Covilhã e Sertã foram os concelhos atingidos por violentos incêndios durante a última semana. Autoridades procuram determinar o valor das ajudas angariadas e a sua utilização, sendo que a conclusão e que estas ajudas ainda não chegaram às áreas afetadas. O serviço Telenews registou um total de 131 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 3 horas de emissão e 60 notícias emitidas.

O tema internacional com maior destaque na última semana foi o rasto de destruição provocado pelo Furacão Irma nas Caraíbas. O Furacão já atingiu as Antilhas Francesas e Cuba registando ventos de 300 km/h e dezenas de vítimas. A aproximação do furacão ao Estado da Florida, nos EUA, e a evacuação de milhões de pessoas das zonas de risco é assunto em destaque. O serviço Telenews registou um total de 154 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com quase 2 horas e meia de emissão e 66 notícias emitidas.

O Futebol Português foi outro dos destaques. Após a pausa das seleções, com jornada duplamente vitoriosa para a seleção portuguesa, está de volta a Liga NOS. De destacar nesta jornada a dificuldade das vitórias de Benfica e Sporting frente a Portimonense e Feirense. Os clubes portugueses preparam a presença nas competições da UEFA. A fase de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa terá o seu início na próxima terça-feira com o Benfica a receber o CSKA de Moscovo. O serviço Telenews registou um total de 154 notícias e mais de 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora e meia de emissão e 67 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o tema com maior número de referências foi a destruição provocada pelo Furacão Irma. O tema representou 33% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda