Notícias semanais em destaque nas TVs

A greve dos enfermeiros foi o destaque informativo da semana de 11 a 17 de Setembro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  19 setembro 2017

OA greve dos enfermeiros foi o tema em destaque na última semana. Os enfermeiros cumpriram cinco dias de greve reivindicando aumento dos salários, integração da categoria de especialista na carreira e alargamento das 35 horas de trabalho. O serviço Telenews registou um total de 109 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 44 notícias emitidas.

O tema internacional com maior destaque na última semana foi o rasto de destruição provocado pelo Furacão Irma. O estado português enviou um avião da força aérea para repatriar portugueses atingidos pela destruição do Irma nas Caraíbas. Cuba e a Florida foram as últimas regiões afetadas pelo furacão que entretanto perdeu força e passou a ser classificado como tempestade tropical. O serviço Telenews registou um total de 75 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 horas de emissão e 27 notícias emitidas.

O Futebol Português foi outro dos destaques da última semana. Foi semana de Ligas Europeias com os clubes portugueses, inseridos nos grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa, a jogarem a primeira jornada dos respetivos grupos. Benfica e FC Porto perderam em casa enquanto o Sporting foi vencer o Olympiacos na Grécia. Na Liga Europa o Sporting de Braga venceu o Hoffenheim na Alemanha enquanto o Vitória de Guimarães empatou em casa com Salzburgo da Áustria. A jornada da Liga NOS não correu bem para o Tetracampeão Benfica que perdeu com o Boavista no Porto. O Benfica perdeu terreno na classificação para FC Porto e Sporting que venceram os respetivos jogos. O serviço Telenews registou um total de 188 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 1 hora e meia de emissão e 69 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o tema com maior número de referências foi a greve dos Enfermeiros. O tema representou 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

25 janeiro 2018
Kids & Youth Insights - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 25 de janeiro de 2018 ,
8 fevereiro 2018
Social Media Research Summit - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 8 de fevereiro de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda