Lisboa e Albufeira lideram capacidade turística

Celebrado a 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo motiva um olhar para a oferta turística do país.

Grupo Marktest,  26 setembro 2017

Com base nos dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, é possível traçar um retrato da oferta turística dos concelhos portugueses..

O INE publica informação sobre a capacidade turística para 254 dos 308 concelhos do país, embora em Barrancos e em Pampilhosa da Serra nenhum destes estabelecimentos exista.

Com base na informação disponível para os restantes 252 concelhos, vemos que a oferta em termos de capacidade de alojamento era, no ano 2015, a mesma nos concelhos de Lisboa e Albufeira, com 47 627 e 47 309 camas, respetivamente.

Cada um destes concelhos representa 13% das 362 mil camas existentes, o que significa que em conjunto concentram mais de um quarto da oferta global do país.

Funchal, Portimão e Porto ocupam os lugares seguintes, com 19 mil, 17 mil e 15 mil camas, respetivamente.

Em 30 concelhos o número de camas não atinge as 100, com os concelhos de Gavião, Chamusca e Nordeste a apresentar 52 camas, cada um.

Embora com valor idêntico de capacidade hoteleira, o perfil da oferta em Lisboa e Albufeira é muito diferenciado. Enquanto na capital 77% das camas se encontram em hotéis, no concelho de Albufeira a maioria da oferta concentra-se em apartamentos turísticos, que representam 35% das camas do concelho.

Os novos estabelecimentos de alojamento local representam 20% da oferta em termos de capacidade de alojamento, mas em 13 concelhos do país constituem a totalidade da oferta turística e em 37 concelhos representam mais de 50% da capacidade concelhia.

O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: no eixo horizontal, a capacidade dos estabelecimentos turísticos em 2015 e, no eixo vertical, o índice de poder de compra. A dimensão dos círculos corresponde à população residente e as cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se concelhos.

Esta análise foi realizada com base em informação disponível na aplicação Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

25 janeiro 2018
Kids & Youth Insights - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 25 de janeiro de 2018 ,
8 fevereiro 2018
Social Media Research Summit - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 8 de fevereiro de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda