Lisboa e Albufeira lideram capacidade turística

Celebrado a 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo motiva um olhar para a oferta turística do país.

Grupo Marktest,  26 setembro 2017

Com base nos dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, é possível traçar um retrato da oferta turística dos concelhos portugueses..

O INE publica informação sobre a capacidade turística para 254 dos 308 concelhos do país, embora em Barrancos e em Pampilhosa da Serra nenhum destes estabelecimentos exista.

Com base na informação disponível para os restantes 252 concelhos, vemos que a oferta em termos de capacidade de alojamento era, no ano 2015, a mesma nos concelhos de Lisboa e Albufeira, com 47 627 e 47 309 camas, respetivamente.

Cada um destes concelhos representa 13% das 362 mil camas existentes, o que significa que em conjunto concentram mais de um quarto da oferta global do país.

Funchal, Portimão e Porto ocupam os lugares seguintes, com 19 mil, 17 mil e 15 mil camas, respetivamente.

Em 30 concelhos o número de camas não atinge as 100, com os concelhos de Gavião, Chamusca e Nordeste a apresentar 52 camas, cada um.

Embora com valor idêntico de capacidade hoteleira, o perfil da oferta em Lisboa e Albufeira é muito diferenciado. Enquanto na capital 77% das camas se encontram em hotéis, no concelho de Albufeira a maioria da oferta concentra-se em apartamentos turísticos, que representam 35% das camas do concelho.

Os novos estabelecimentos de alojamento local representam 20% da oferta em termos de capacidade de alojamento, mas em 13 concelhos do país constituem a totalidade da oferta turística e em 37 concelhos representam mais de 50% da capacidade concelhia.

O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: no eixo horizontal, a capacidade dos estabelecimentos turísticos em 2015 e, no eixo vertical, o índice de poder de compra. A dimensão dos círculos corresponde à população residente e as cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se concelhos.

Esta análise foi realizada com base em informação disponível na aplicação Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Marketing Nation Roadshow
Null
Londres, Inglaterra, 19 de outubro de 2017, Null
Estatísticas Oficiais, um Bem Público
Conferência realizada no âmbito da celebração do Dia Europeu da Estatística.
Salão Nobre do Ministério das Finanças, Lisboa, 20 de outubro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda