Em cada 10 habitantes de Idanha-a-Nova, 1 tem 85 ou mais anos

Assinalou-se no dia 1 de outubro o Dia Internacional das Pessoas Idosas, um motivo para analisar a estrutura demográfica do país. O concelho de Idanha-a-Nova apresenta a maior proporção de população mais idosa.

Grupo Marktest,  3 outubro 2017

O envelhecimento da população é uma das características do nosso país, mas com diferenças regionais muito significativas.

As estimativas demográficas do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, indicam que em 2016 residiam 285 616 idosos com 85 e mais anos em Portugal, um número que corresponde a 2.8% da população total.

Mas este peso é muito diferenciado entre os vários concelhos do país, especialmente se olharmos para os concelhos do litoral e do interior.

Se nos concelhos de Ribeira Grande ou Porto Santo os mais idosos não chegam a representar um por cento da sua população residente, em Idanha-a-Nova, Penamacor ou Alcoutim essa proporção é dez vezes maior.

O concelho de Idanha-a-Nova é pois o que se apresenta com um maior peso de população mais idosa, que representa 11.1% do total (9.8% nos restantes dois concelhos). Aqui, em cada 10 habitantes, um tem mais de 84 anos.

No Continente, os concelhos com menor proporção de idosos com 85 ou mais anos são Paços de Ferreira e Lousada (1.0% e 1.1% respetivamente).

Entre os concelhos mais populosos, com mais de 100 mil habitantes, Lisboa e Porto são os que apresentam maior proporção deste grupo populacional (5.2% e 4.3% respetivamente) e Seixal e Vila Franca de Xira os que apresentam uma proporção mais baixa (1.5%).

Esta análise foi realizada com base em informação disponível no sistema de geomarketing Sales Index e na sua na aplicação web Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

25 janeiro 2018
Kids & Youth Insights - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 25 de janeiro de 2018 ,
8 fevereiro 2018
Social Media Research Summit - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 8 de fevereiro de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda