Redes sociais: um fenómeno recente, de rápido crescimento e abrangência

A disponibilização do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais permite uma leitura das principais tendências do meio em Portugal.

Grupo Marktest,  10 outubro 2017

Sendo um fenómeno relativamente recente (o Facebook e o Twitter, por exemplo, nasceram em 2006), as redes sociais são hoje dos sites mais relevantes para os portugueses, representando, por exemplo, 13% das páginas acedidas através de computador de uso pessoal.

Entre nós, a penetração das redes sociais aumentou quase três vezes e meia entre 2008 e 2017, passando de 17.1% para 59.1%, segundo os dados do estudo Bareme Internet da Marktest.

O grande crescimento das redes sociais deu-se entre 2010 e 2012 e hoje há apenas 825 mil indivíduos que costumam usar a Internet mas não acedem a redes sociais.

Segundo o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais 2017, o Facebook é a rede social mais relevante em Portugal: 91% dos utilizadores dizem espontaneamente, em 1º lugar, conhecer o Facebook, 96% têm conta no Facebook, 74% dizem que é a rede social que mais utilizam e 58% dizem que é a rede social que mais gostam.

Mas novas redes sociais têm emergido nos últimos anos, sendo de destacar sobretudo o Instagram, que é hoje a segunda rede mais conhecida e a segunda de maior penetração. O WhatsApp e o Snapchat têm também registado crescimento nos últimos anos, tendo sido este ano as redes com maiores ganhos em notoriedade face ao ano anterior.

Os utilizadores de redes sociais referem ter aderido à rede que mais usam sobretudo para "manter o contacto com pessoas que estão longe" (57.2%) e as funcionalidades de comunicação (enviar/receber mensagens) estão entre as mais usadas.

O hábito de ver vídeos nas redes sociais é muito comum (88.9% diz fazê-lo), sendo em 2017 o Facebook o site mais utilizado por estes indivíduos (86.3%), passando o Youtube para 2º (75.3%). Em termos de conteúdo, o Humor é o mais apreciado (69.2% dos que veem vídeos).

Consulte o folheto de apresentação deste estudo onde encontra mais detalhe sobre as áreas temáticas abordadas e contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda

25 janeiro 2018
Kids & Youth Insights - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 25 de janeiro de 2018 ,
8 fevereiro 2018
Social Media Research Summit - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 8 de fevereiro de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda