Notícias semanais em destaque nas TVs

O anúncio da mudança da embaixada dos EUA de Telavive para Jerusalém foi o destaque informativo da semana de 4 a 10 de dezembro de 2017, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  12 dezembro 2017

O anúncio da mudança da embaixada dos EUA de Telavive para Jerusalém, o que corresponde a um reconhecimento da cidade como capital de Israel, foi o destaque da última semana. A frágil paz no médio oriente foi esta semana abalada por esta decisão do Presidente Trump. Os protestos vieram de todo o mundo, assim como a condenação dos países da região. O mundo receia o fim do frágil acordo de paz Israelo-Árabe. O serviço Telenews registou um total de 82 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 34 notícias emitidas.

Na política nacional, o destaque foi a confirmação da eleição do ministro das Finanças, Mário Centeno, para a Presidência do Eurogrupo. Esta eleição é vista como um reconhecimento dos esforços de Portugal na credibilização da sua política económica e financeira. O serviço Telenews assinalou um total de de 62 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas.

No futebol português, o destaque da última semana foi a atribuição da quinta Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo. A revista France Football atribuiu a Cristiano Ronaldo a Bola de Ouro de 2017, repetindo a distinção do ano passado. FC Porto, Sporting e Braga confirmaram a passagem à fase seguinte das competições da UEFA. Sporting e Braga continuam na Liga Europa, enquanto o FC Porto se apurou para os oitavos de final na Liga dos Campeões. Na liga NOS, os três grandes venceram. Porto e Sporting lideram com o mesmo número de pontos a classificação geral à 14ª jornada. O serviço Telenews identificou um total de 214 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 2 horas de emissão e 82 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel e a onda de protestos que desencadeou foram o destaque da última semana. O tema representou 33% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

25 janeiro 2018
Kids & Youth Insights - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 25 de janeiro de 2018 ,
8 fevereiro 2018
Social Media Research Summit - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 8 de fevereiro de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda