Notícias semanais em destaque nas TVs

As notícias relativas à Operação LEX foi o destaque informativo da semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  6 fevereiro 2018

As investigações do Ministério Público marcaram a última semana. A Operação LEX, que tem como principal figura o Juiz Rui Rangel, investiga a corrupção na Justiça. Por outro lado a Operação FIZZ, cujo julgamento está a decorrer, centra-se sobre a atuação do Ministério Público. Corrupção e tráfico de influência estão na génese destas investigações. O serviço Telenews registou um total de 203 notícias e 9 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 3 horas de emissão e 74 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi o tema Legionella. Depois de um Hospital Público, foi agora a vez de um Hospital pertencente a um grupo privado registar um caso de infeção por Legionella. Trata-se do Hospital CUF Descobertas em Lisboa. Vários casos de infeção foram registados estando sob suspeita o circuito de águas sanitárias do edifício. O serviço Telenews registou um total de 51 notícias e 1 hora e 20 minutos de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com cerca de 40 minutos de emissão e 22 notícias emitidas.

No futebol português, o destaque foi para as duas jornadas da Liga NOS que decorreram durante a última semana. As jornadas 20ª e 21ª da Liga marcam a queda do Sporting para o 3º lugar da classificação, registando a sua primeira derrota nacional frente ao Estoril. O FC Porto lidera agora a classificação da Liga com dois pontos de vantagem sobre o Benfica e o Sporting. O serviço Telenews registou um total de 213 notícias e cerca de 6 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 2 horas e meia de emissão e 81 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas à Operação LEX foi o tema em destaque. O tema representou 67% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

30 maio 2018
GEN Summit - Global Editors Network 
De acordo com a página deste evento, vão ser abordados temas como o papel da inteligência artificial no ecossistema editorial e como é que os meios de comunicação podem adoptar a inteligência artifical de modo a beneficiar as redações.
Pátio da Galé, Lisboa, 30 de maio a 1 de junho de 2018 ,
6 junho 2018
World News Media Congress - WAN-IFRA 
O Congresso da Associação Mundial de Jornais (WAN IFRA), tem como anfitriã a Associação Portuguesa de Imprensa, esperando-se a presença de 1500 participantes.
Centro de Congressos do Estoril, Cascais, 6 a 8 de junho de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda