Notícias semanais em destaque nas TVs

O mau tempo que tem assolado o país voltou a ser o destaque informativo da semana de 12 a 18 de março de 2018, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  20 março 2018

O mau tempo foi o grande destaque na última semana. Depois de passar a tempestade Félix, veio a tempestade Gisele. Registaram-se prejuízos materiais provocados por inundações e chuva intensa, de lamentar uma vítima mortal em Sintra provocada pela derrocada de uma arriba. O serviço Telenews registou um total de 96 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora de emissão e 36 notícias emitidas.

Está a agravar-se o surto de sarampo que se manifestou inicialmente no norte do país. Oficialmente a Direcção geral de Saúde confirma apenas 87 casos reportados e 36 confirmados. A discussão acerca da vacinação, especialmente entre profissionais de saúde, é um tema novamente actual. O serviço Telenews contou um total de 63 notícias e quase 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com quase 1 hora de emissão e 22 notícias emitidas.

No futebol português, o Sporting CP, apesar de derrotado na República Checa, venceu a eliminatória e eliminou o Plzen. Segue-se os quartos-de-final da Liga Europa, onde o adversário vai ser o Atlético de Madrid. Na Liga NOS, não há novidades na liderança com os quatro primeiros separados por nove pontos. FC Porto, Benfica, Sporting e Braga vão decidir a Liga de 2017/18. O serviço Telenews observou um total de 144 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora de emissão e 52 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foram as notícias relativas ao surto de sarampo que surgiu no norte do país. O tema representou 21% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

14 maio 2018
Experiential Marketing Summit - Marketer 
São Francisco, EUA, 14 a 16 de maio de 2018 ,
30 maio 2018
GEN Summit - Global Editors Network 
De acordo com a página deste evento, vão ser abordados temas como o papel da inteligência artificial no ecossistema editorial e como é que os meios de comunicação podem adoptar a inteligência artifical de modo a beneficiar as redações.
Pátio da Galé, Lisboa, 30 de maio a 1 de junho de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda