Mercado publicitário cresce a preços de tabela

Os dados da MediaMonitor mostram que, em preços de tabela, o investimento publicitário em 2017 superou em 16% os valores do ano anterior.

Grupo Marktest,  20 março 2018

O Anuário de Media e Publicidade, que o Grupo Marktest acaba de lançar, é um documento único para conhecer os indicadores mais relevantes sobre investimentos publicitários (na televisão, rádio, imprensa, outdoor, internet e cinema) e audiência de meios (televisão, rádio, imprensa e internet). Também fornece uma síntese da oferta noticiosa em Tv e das menções a marcas nos social media.

Com base nos dados agora disponíveis relativos a 2017, vemos que, relativamente ao investimento publicitário, o mercado aumentou 16% face ao ano anterior, considerando os valores de tabela (excluindo por isso quaisquer descontos ou negociações).

Depois de uma quebra em 2011, mais acentuada em 2012, o mercado tem revelado uma dinâmica positiva, com taxas de variação acima de dois dígitos quando analisados os valores a preços de tabela.

A televisão mantém-se como o meio privilegiado pelos anunciantes, recolhendo 79% destes montantes. Esse valor mostra um aumento de quota face a 2016, quando 76% do investimento era alocado neste meio.

Globalmente, as empresas do sector do comércio foram as que mais apostaram em publicidade above the line, tendo sido responsáveis por 11% do investimento anual a preços de tabela. Um terço dos montantes globais corresponde ao investido por empresas de três sectores: comércio, indústria farmacêutica e indústria automóvel.

A Unilever-Jerónimo Martins manteve-se o maior anunciante no ano transato, com um share of voice de 4%, tendo a marca MEO sido a que mais apostou nesta comunicação, com 2% dos montantes globais.

Nas agências, a Havas foi responsável por 6% do total do investimento, enquanto a OMD respondeu, entre as agências de meios, por 11% dos valores globais.

Estes são apenas alguns dos insights disponíveis nesta nossa publicação, que pode ser adquirida diretamente na nossa loja online.

Veja aqui um documento de apresentação desta publicação, bem como a listagem completa de informação disponível no relatório.

A subscrição da edição deste ano permite o acesso grátis à aplicação web 10 Anos de Audiências. Pergunte-nos como.

Se deseja adquirir este relatório, pode fazer a sua encomenda pelos seguintes meios:

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

14 maio 2018
Experiential Marketing Summit - Marketer 
São Francisco, EUA, 14 a 16 de maio de 2018 ,
30 maio 2018
GEN Summit - Global Editors Network 
De acordo com a página deste evento, vão ser abordados temas como o papel da inteligência artificial no ecossistema editorial e como é que os meios de comunicação podem adoptar a inteligência artifical de modo a beneficiar as redações.
Pátio da Galé, Lisboa, 30 de maio a 1 de junho de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda