Notícias semanais em destaque nas TVs

A situação política do Brasil e a detenção de Lula da Siva foram o destaque informativo da semana de 2 a 8 de abril de 2018, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  10 abril 2018

A situação política no Brasil e as circunstâncias da detenção do ex-Presidente Lula da Silva foram tema em destaque na última semana. Lula da Silva começou a cumprir uma pena de 12 anos e um mês de detenção. O serviço Telenews registou um total de 110 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 45 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foram as greves na Infraestruturas de Portugal e na transportadora aérea Ryanair. A circulação de comboios foi afectada por causa da greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal que exigem aumentos salariais. Na Ryanair a greve dos tripulantes de cabina provocou o cancelamento de dezenas de voos nos aeroportos portugueses. O serviço Telenews assinalou um total de 63 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

No futebol nacional, o destaque da última semana foi para a derrota do FC Porto frente ao Belenenses e para o conflito entre o Presidente do Sporting e os jogadores do plantel principal do clube. A derrota do FC Porto em Belém colocou o Benfica na liderança da Liga NOS, uma semana antes do clássico Benfica x Porto, que poderá ter um papel importante na decisão da Liga 2017/18. No Sporting CP, a derrota perante o Atlético de Madrid na primeira mão dos quartos-de-final provocou o extremar de posições dentro do clube, no entanto a equipa recebeu e bateu o Paços de Ferreira mantendo a sua posição na classificação da Liga NOS. O serviço Telenews identificou um total de 220 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 2 horas e meia de emissão e 85 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o Sporting CP. O conflito entre o Presidente Bruno de Carvalho e os jogadores do plantel principal foi o assunto mais mencionado. O tema representou 14% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

14 maio 2018
Experiential Marketing Summit - Marketer 
São Francisco, EUA, 14 a 16 de maio de 2018 ,
30 maio 2018
GEN Summit - Global Editors Network 
De acordo com a página deste evento, vão ser abordados temas como o papel da inteligência artificial no ecossistema editorial e como é que os meios de comunicação podem adoptar a inteligência artifical de modo a beneficiar as redações.
Pátio da Galé, Lisboa, 30 de maio a 1 de junho de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda