Marktest disponibiliza audiências de Internet multiplataforma

A Marktest está a disponibilizar os relatórios mensais de netAudience, o seu novo serviço de medição de audiências, que permite pela primeira vez medir o alcance digital multiplataforma dos sites auditados.

Grupo Marktest,  24 abril 2018

A Marktest iniciou recentemente a disponibilização mensal de dados do seu estudo netAudience, que permite, pela primeira vez em Portugal, medir o alcance digital multiplataforma (Pc, smartphone e tablet) dos sites nacionais auditados.

O netAudience é um sistema híbrido de audiência de Internet, com elevado grau de integração e interdependência de 3 fontes independentes de recolha de dados:

  • netScope (site-centric): dados censitários de tráfego dos sites auditados e aderentes ao sistema. Informação recolhida através de script inserido em todas as páginas desses mesmos sites.
  • megapanel (user-centric): dados amostrais baseados em painéis de grande dimensão (megapanel desktop > 30 000 participantes; megapanel mobile > 8 000 participantes) que fornecem perfil sociodemográfico dos sites auditados pelo netScope.
  • meter panel (dados user-centric): dados amostrais recolhidos através dum painel clássico. Este painel complementa o mega panel e mede, na plataforma PC, os sites não auditados pelo netScope: sites de media nacionais não aderentes à auditoria, sites internacionais, sites de e-commerce, sites institucionais, corporate, etc.

A metodologia utilizada pela Marktest, com a integração de múltiplas fontes, possibilita o recurso às melhores fontes disponíveis para cada site, indicador e análise (Reach, Visits, Pageviews, perfis sociodemográficos, etc.), disponibilizando mais dados, com mais detalhe e mais exatidão, comparativamente ao recurso a um único painel, num estudo de metodologia clássica.

Segundo o ranking de fevereiro de 2018, o Sapo (Homepage e Serviços) foi o site com maior reach, alcançando 2,1 milhões de indivíduos, o que representa 24.7% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.

O Público ocupou a segunda posição, com um alcance de quase 1,8 milhões de indivíduos (20.9%). Expresso e Correio da Manhã obtiveram valores muito próximos, de 1,6 milhões de reach (19.2% e 19.0%, respetivamente). Jornal de Notícias encerra o top 5, também com quase 1,6 milhões de indivíduos (18.6%).

Considerando a lista destes 20 sites com maior reach, vemos que o Sapo foi o que registou maior reach em acessos por Pc (1,9 milhões de indivíduos), enquanto o Correio da Manhã obteve maior alcance em acessos pot smartphone (963 mil indivíduos) e o Público por tablet (422 mil indivíduos).

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

26 junho 2018
MRS Summer School - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 26 a 28 de junho de 2018 ,
27 junho 2018
Festa da Criatividade - Meios & Publicidade 
Restart, Lisboa, 27 de junho de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda