Notícias semanais em destaque nas TVs

O anúncio de rescisões de contrato de jogadores do Sporting Clube de Portugal, foi o destaque informativo da semana de 28 de maio a 3 de Junho de 2018, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  5 junho 2018

Na última semana a crise institucional que afectou o Sporting Clube de Portugal teve novos desenvolvimentos. Os jogadores Rui Patrício e Podence, dois atletas do plantel principal, pediram a rescisão dos seus contratos por justa causa. Caso mais jogadores sigam este exemplo poderá assistir-se a uma grande perda económica e desportiva para a SAD do Sporting Clube de Portugal. O serviço Telenews registou um total de 90 notícias e mais de 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora de emissão e 36 notícias emitidas.

Outro dos temas que marcou a última semana foi a crise política que atinge a Itália e a Espanha. Em Espanha uma moção de censura fez cair o Governo de Rajoy, sendo este substituído por uma coligação liderada pelo PSOE de Pedro Sanchez. Em Itália após três meses de indefinição o jurista Giuseppe Conte tomou posse como novo Primeiro-Ministro de Itália perante o chefe de Estado Sergio Mattarella. O objectivo deste governo será preparar novas eleições. O serviço Telenews registou um total de 80 notícias e 2 horas e 45 minutos de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora de emissão e 33 notícias emitidas.

A lei da eutanásia foi chumbada no Parlamento numa votação de desfecho imprevisível até ao último instante. CDS-PP e PCP votaram contra, como anunciado, mas o PS e PSD deram liberdade de voto aos seus deputados por se tratar de uma matéria sobretudo de consciência individual. O serviço Telenews registou um total de 54 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 24 notícias emitidas.

Notícias de Abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o anúncio de várias rescisões de contrato de jogadores do Sporting Clube de Portugal. O tema representou 24% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

26 junho 2018
MRS Summer School - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 26 a 28 de junho de 2018 ,
27 junho 2018
Festa da Criatividade - Meios & Publicidade 
Restart, Lisboa, 27 de junho de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda