Atentados de Madrid em Foco nas Notícias

24 março 2004
Os atentados de Madrid ocorridos no passado dia 11 de Março dominaram as atenções não só de Espanhóis e de Portugueses como também do Resto do Mundo. O carácter internacional da sua autoria preocupou todos, e principalmente Portugal que se prepara para ser o anfitrião de dois eventos internacionais: o Euro 2004 e o Rock in Rio.

Os noticiários dos 4 canais aerial reflectiram essa preocupação, e desde o dia 11 que se pode assistir a notícias não exclusivamente sobre estes atentados mas também sobre as preocupações que daí advieram.
Assim, entre o dia 11 e o dia 22 de Março, foram emitidas nos 4 canais aerial 344 notícias em que se referiram os atentados de Madrid, com uma duração superior a 13 horas e 55 minutos. A RTP1 e a TVI foram os canais que emitiram um maior número de notícias sobre este tema (respectivamente 111 e 105). A SIC emitiu 96 notícias e a Dois ficou-se pelas 32.
Em termos de exposição noticiosa, foram também a RTP1 e a TVI que dominaram este tema, emitindo notícias ao longo de mais de 4 horas e meia cada.
Analisando a evolução do número de notícias emitidas sobre este tema por estes 4 canais entre os dias 11 e 22 de Março, podemos observar que no dia 11 a TVI emitiu um maior número de notícias (34), seguida pela RTP1 e pela SIC (27 notícias cada). A Dois emitiu 6 notícias no dia dos atentados. Até ao dia 13 o número de notícias diminuiu consideravelmente, aumentando novamente no dia 14 nos 3 principais canais. O dia 14 foi o dia das eleições legislativas espanholas, que ficaram definitivamente marcadas por estes atentados.
Entre o dia 14 e o dia 22 o número de notícias emitidas sobre o tema diminuiu novamente, sendo que no dia 22 (dia em que se verificou mais uma detenção de 4 suspeitos dos atentados) apenas a RTP1 e a SIC emitiram notícias sobre os atentados (respectivamente 3 e 1).

Esta análise foi elaborada com base no software e-telenews.com da MediaMonitor para os 4 canais aerial de Televisão.

Arquivo de notícias

Em Agenda

Ad:tech New York
Neste evento é destinado a profissionais de marketing, publicitários e vendedores, com vista à formação de novas parcerias, debate de técnicas de marketing, tecnologias e as melhores práticas.
Nova Iorque, EUA, 1 e 2 de novembro de 2017,
European Big Data Value
Null
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017, Null

mais acontecimentos em Agenda