Atentados de Madrid em Foco nas Notícias

24 março 2004
Os atentados de Madrid ocorridos no passado dia 11 de Março dominaram as atenções não só de Espanhóis e de Portugueses como também do Resto do Mundo. O carácter internacional da sua autoria preocupou todos, e principalmente Portugal que se prepara para ser o anfitrião de dois eventos internacionais: o Euro 2004 e o Rock in Rio.

Os noticiários dos 4 canais aerial reflectiram essa preocupação, e desde o dia 11 que se pode assistir a notícias não exclusivamente sobre estes atentados mas também sobre as preocupações que daí advieram.
Assim, entre o dia 11 e o dia 22 de Março, foram emitidas nos 4 canais aerial 344 notícias em que se referiram os atentados de Madrid, com uma duração superior a 13 horas e 55 minutos. A RTP1 e a TVI foram os canais que emitiram um maior número de notícias sobre este tema (respectivamente 111 e 105). A SIC emitiu 96 notícias e a Dois ficou-se pelas 32.
Em termos de exposição noticiosa, foram também a RTP1 e a TVI que dominaram este tema, emitindo notícias ao longo de mais de 4 horas e meia cada.
Analisando a evolução do número de notícias emitidas sobre este tema por estes 4 canais entre os dias 11 e 22 de Março, podemos observar que no dia 11 a TVI emitiu um maior número de notícias (34), seguida pela RTP1 e pela SIC (27 notícias cada). A Dois emitiu 6 notícias no dia dos atentados. Até ao dia 13 o número de notícias diminuiu consideravelmente, aumentando novamente no dia 14 nos 3 principais canais. O dia 14 foi o dia das eleições legislativas espanholas, que ficaram definitivamente marcadas por estes atentados.
Entre o dia 14 e o dia 22 o número de notícias emitidas sobre o tema diminuiu novamente, sendo que no dia 22 (dia em que se verificou mais uma detenção de 4 suspeitos dos atentados) apenas a RTP1 e a SIC emitiram notícias sobre os atentados (respectivamente 3 e 1).

Esta análise foi elaborada com base no software e-telenews.com da MediaMonitor para os 4 canais aerial de Televisão.

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

MRS Customer Summit 2017
Null
(Local a confirmar), 2 de novembro de 2017,
Financial Services Research 2017
Null
Londres, Inglaterra, 16 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda