Carrilho em Lisboa, Seara em Sintra e Rio no Porto

Grupo Marktest,  19 maio 2005

No Barómetro Marktest/DN/TSF de Abril, os residentes em Portugal Continental com 18 e mais anos foram questionados acerca das próximas eleições Autárquicas, a realizar em Dezembro do corrente ano.

As questões incidiram acerca dos possíveis vencedores destas eleições nos municípios de Lisboa, Sintra e Porto - respectivamente, o primeiro, o segundo e o quarto município com mais população no país, de acordo com as Estimativas da População para 2003 do Instituto Nacional de Estatística.

Relativamente a Lisboa, foi colocada a hipótese: "Se Carmona Rodrigues pelo PSD, e Manuel Maria Carrilho pelo PS forem candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, qual deles acha que vai ganhar as eleições?" 45.4% dos inquiridos deu a vitória a Manuel Maria Carrilho e 26.4% a Carmona Rodrigues. Houve ainda 25.7% que não soube responder.

No que respeita ao município de Sintra, a questão do vencedor colocou-se entre Fernando Seara, pelo PSD, e João Soares, pelo PS. Nesta situação, a maioria dos inquiridos (46.4%) considerou que a vitória seria de Fernando Seara, contra 27.2% que deram a vitória a João Soares. Também aqui a percentagem de inquiridos em dúvida foi elevada: 25%.

É ainda de salientar que, observando a população por intenção de voto legislativo, a vitória de Fernando Seara estaria assegurada qualquer que fosse o partido. Com efeito, entre os eleitores cuja intenção de voto é PSD, 73.3% pensa que a vitória seria de Fernando Seara e 17.1% daria a vitória a João Soares. Entre a população cuja intenção de voto é PS, 42.3% daria a vitória a Fernando Seara e 35% a João Soares.

Em relação à Câmara do Porto, tendo em conta Rui Rio, candidato pelo PSD, e Francisco Assis, candidato pelo PS, os inquiridos consideraram que o possível vencedor seria Rui Rio, com 45.3% de referências, contra 31% que consideraram vencedor Francisco Assis. Houve 22% de inquiridos que não soube responder a esta questão.

Consulte aqui a Ficha Metodológica do Barómetro Marktest/DN/TSF e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Financial Services Research 2017
Londres, Inglaterra, 16 de novembro de 2017,
Methodology in Context 2017
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda