Carrilho em Lisboa, Seara em Sintra e Rio no Porto

Grupo Marktest, 19 maio 2005

No Barómetro Marktest/DN/TSF de Abril, os residentes em Portugal Continental com 18 e mais anos foram questionados acerca das próximas eleições Autárquicas, a realizar em Dezembro do corrente ano.

As questões incidiram acerca dos possíveis vencedores destas eleições nos municípios de Lisboa, Sintra e Porto - respectivamente, o primeiro, o segundo e o quarto município com mais população no país, de acordo com as Estimativas da População para 2003 do Instituto Nacional de Estatística.

Relativamente a Lisboa, foi colocada a hipótese: "Se Carmona Rodrigues pelo PSD, e Manuel Maria Carrilho pelo PS forem candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, qual deles acha que vai ganhar as eleições?" 45.4% dos inquiridos deu a vitória a Manuel Maria Carrilho e 26.4% a Carmona Rodrigues. Houve ainda 25.7% que não soube responder.

No que respeita ao município de Sintra, a questão do vencedor colocou-se entre Fernando Seara, pelo PSD, e João Soares, pelo PS. Nesta situação, a maioria dos inquiridos (46.4%) considerou que a vitória seria de Fernando Seara, contra 27.2% que deram a vitória a João Soares. Também aqui a percentagem de inquiridos em dúvida foi elevada: 25%.

É ainda de salientar que, observando a população por intenção de voto legislativo, a vitória de Fernando Seara estaria assegurada qualquer que fosse o partido. Com efeito, entre os eleitores cuja intenção de voto é PSD, 73.3% pensa que a vitória seria de Fernando Seara e 17.1% daria a vitória a João Soares. Entre a população cuja intenção de voto é PS, 42.3% daria a vitória a Fernando Seara e 35% a João Soares.

Em relação à Câmara do Porto, tendo em conta Rui Rio, candidato pelo PSD, e Francisco Assis, candidato pelo PS, os inquiridos consideraram que o possível vencedor seria Rui Rio, com 45.3% de referências, contra 31% que consideraram vencedor Francisco Assis. Houve 22% de inquiridos que não soube responder a esta questão.

Consulte aqui a Ficha Metodológica do Barómetro Marktest/DN/TSF e contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Estudos de Opinião

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

24 julho 2017