• Bookmark

Seguir o olhar: Agências estudam o modo como olhamos um documento

Marktest.com, 21 Julho 2005

A OgilvyOne, Grupo WPP, estabeleceu uma parceria com a Eyetools para testar o email marketing de uma lista de clientes que inclui a IBM, American Express e Cisco. O objectivo é conhecer que conteúdos de um email são realmente vistos.

A Eyetools é uma empresa que fornece ferramentas e serviços para medir o movimento dos olhos dos indivíduos enquanto olham para uma página web. A empresa pode assim quantificar o que as pessoas lêem, o que não lêem, o que vêem de relance, o que lhes escapa e o que nunca vêem.

No projecto com a OgilvyOne, uma câmara incorporada nos monitores dos computadores (apenas visível como uma peça de plástico preto) permite determinar quais os componentes do email que os indivíduos testados estão realmente a ver ou a ignorar. Os padrões dos movimentos dos olhos são então reproduzidos num mapa ou diagrama de temperaturas que mostra como os olhos se moveram ao longo do email (ver imagem).

Esta experiência já trouxe algumas surpresas aos executivos da OgilvyOne. Por exemplo, eles descobriram que a palavra "grátis" muitas vezes escapa à visão dos indivíduos e que a maioria dos leitores vê menos de metade do documento.

Apesar das suas limitações, esta técnica pode trazer muitas vantagens aos executivos de marketing, que poderão assim construir os seus emails ou páginas web de acordo com estes "mapas do olhar".

Do mesmo tema: Notícias internacionais

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ela citadas

Notícias recentes

Notícia da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Audiências TV 20 Março 2010

Share de Audiências
RTP1 (25.0%)
RTP2 (5.0%)
SIC (21.9%)
TVI (27.1%)
Cabo/Outros (21.1%)
Top 5 Programas
# Canal Início Descrição Rat% Shr%
1 TVI 22:14:11
DEIXA QUE TE LEVE
16.6 46.6
2 TVI 21:09:40
MEU AMOR
13.2 35.6
3 SIC 19:59:54
JORNAL DA NOITE
10.7 30.1
4 RTP1 20:00:00
TELEJORNAL
10.6 30.9
5 TVI 19:59:55
JORNAL NACIONAL
9.8 28.4
Fonte: Marktest Audimetria/Mediamonitor