Portugal envelhecido

Grupo Marktest,  29 setembro 2005

No próximo dia 1 de Outubro assinala-se o Dia Internacional do Idoso. O INE apresentou recentemente uma análise sobre o envelhecimento em Portugal.

O envelhecimento da população, que incialmente se verificou nos países mais desenvolvidos está hoje, segundo o INE, generalizado, prevendo-se que esta tendência se mantenha no futuro. Este fenómeno demográfico está sobretudo associado à diminuição simultânea das taxas de mortalidade e de natalidade, com aumento da longevidade das populações.

É este o enquadramento da nossa dinâmica populacional. A baixa do índice sintético de fecundidade (que estima 2,1 crianças por mulher como limiar de substituição das gerações), associada ao aumento da esperança de vida da população (hoje, mais 14 anos do que em 1960 para os homens e mais 15 anos para as mulheres), especialmente o aumento da esperança de vida da população mais idosa, coloca ao país um conjunto de desafios não negligenciáveis.

O INE estima que em 2050 existam em Portugal 3 milhões de idosos (mais que quadruplicando face a 1960). Estes indivíduos com 65 e mais anos representarão cerca de 32% da população total, sendo maioritariamente constituídos por mulheres (55% deles).

Ainda segundo estas projecções, os indivíduos com mais de 80 anos serão 950 mil em 2050, um valor cerca de nove vezes superior ao observado em 1960, o que representará 10.2% do total da população.

Estas tendências são bem evidentes na análise das pirâmides etárias de 1960, 2004 e 2050. Num primeiro momento, as diferenças mais assinaláveis passam pelo estreitamento da base da pirâmide, como reflexo da quebra de efectivos populacionais mais jovens, sendo esperado num segundo momento o alargamento ainda maior do topo da pirâmide, como efeito do aumento dos efectivos mais idosos.

No nosso site está disponível para aquisição uma análise realizada em 2004 sobre os Seniores portugueses, que permite caracterizar este target em expansão de acordo com variáveis sócio-demográficas, de consumo e de estilos de vida.

Esta análise pode ser actualizada para o ano 2005. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Alguns produtos relacionados com esta notícia

Do mesmo tema: Estatísticas Nacionais

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda