Candidatos presidenciais na informação de Tv

Grupo Marktest, 17 janeiro 2006

O Dossier Presidenciais 2006 disponível no nosso site tem como base informação dos serviços Telenews e Clipping da MediaMonitor e permite acompanhar a cobertura mediática dos candidatos às próximas eleições presidenciais, assim como os resultados das sondagens publicadas na imprensa nacional.

Cavaco Silva foi, pela segunda semana consecutiva, o candidato presidencial que protagonizou mais tempo de informação televisiva, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Na semana que decorreu entre 9 e 15 de Janeiro de 2006, a TVI foi o canal onde os candidatos às presidenciais protagonizaram mais notícias, mas foi a SIC que emitiu mais tempo de informação protagonizada por eles.

Na semana em análise, foram 325 as notícias dos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI protagonizadas pelos candidatos às eleições Presidenciais de Janeiro. Estas notícias tiveram uma duração total de cerca de 14 horas, crescendo face ao registado na semana anterior.

A TVI, com 105 notícias em que estas personalidades foram protagonistas, foi o canal que mais peças difundiu. Estas notícias representaram 32.3% do total protagonizado por estes candidatos e tiveram uma duração total superior a 4 horas.

A SIC foi a estação que nesta semana, tal como nas três anteriores, mais espaço em grelha ofereceu a estes candidatos enquanto protagonistas, com 4 horas e 10 minutos, repartidos por 82 matérias. Estas notícias representaram 25.2% do total protagonizado por estas personalidades e 29.9% do espaço de emissão total que lhes foi dado, enquanto protagonistas, no período considerado.

Cavaco Silva protagonizou, pela segunda semana consecutiva, o maior número de notícias, com 62 matérias, desta vez ex aequo com Mário Soares. Garcia Pereira, com 28 peças, foi o que menos notícias protagonizou nos noticiários destes canais.

Cavaco Silva protagonizou também notícias de maior duração, com um total de 3 horas e 8 minutos. Garcia Pereira, pelo contrário, foi protagonista de notícias de menor duração total, de cerca de 51 minutos.

Cavaco Silva protagonizou, tal como tem vindo a acontecer, matérias de duração média mais longa, de 3 minutos e 2 segundos. Pelo contrário, Garcia Pereira protagonizou notícias de duração média mais baixa, com 1 minuto e 50 segundos.

Analisando o período posterior às eleições autárquicas (a partir da semana 41, com início a 10 de Outubro de 2005), vemos como todos os candidatos observam uma tendência de aumento das notícias por si protagonizadas e respectiva duração total, excepto nas duas semanas do Natal e Ano Novo, que registam uma acentuada quebra generalizada.

Mário Soares lidera quer em número, quer em duração das notícias, responsável por 24.8% das notícias protagonizadas por estes candidatos e 26.9% da sua duração. Jerónimo de Sousa é agora o segundo protagonista em número de notícias (19.4% do total), mas é Cavaco Silva que ocupa essa posição quanto à duração das notícias (20.3% da duração total).

Esta análise considera apenas as notícias protagonizadas por cada um destes candidatos emitidas nos serviços regulares de informação dos canais em análise, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias relacionadas

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Client Forum in 2017
Amesterdão, Holanda, 9 de junho de 2017,
Utilities Market Research
Null
Londres, Inglaterra, 21 de setembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda

25 maio 2017