Candidatos presidenciais na informação de Tv

Grupo Marktest,  17 janeiro 2006

O Dossier Presidenciais 2006 disponível no nosso site tem como base informação dos serviços Telenews e Clipping da MediaMonitor e permite acompanhar a cobertura mediática dos candidatos às próximas eleições presidenciais, assim como os resultados das sondagens publicadas na imprensa nacional.

Cavaco Silva foi, pela segunda semana consecutiva, o candidato presidencial que protagonizou mais tempo de informação televisiva, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Na semana que decorreu entre 9 e 15 de Janeiro de 2006, a TVI foi o canal onde os candidatos às presidenciais protagonizaram mais notícias, mas foi a SIC que emitiu mais tempo de informação protagonizada por eles.

Na semana em análise, foram 325 as notícias dos serviços regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI protagonizadas pelos candidatos às eleições Presidenciais de Janeiro. Estas notícias tiveram uma duração total de cerca de 14 horas, crescendo face ao registado na semana anterior.

A TVI, com 105 notícias em que estas personalidades foram protagonistas, foi o canal que mais peças difundiu. Estas notícias representaram 32.3% do total protagonizado por estes candidatos e tiveram uma duração total superior a 4 horas.

A SIC foi a estação que nesta semana, tal como nas três anteriores, mais espaço em grelha ofereceu a estes candidatos enquanto protagonistas, com 4 horas e 10 minutos, repartidos por 82 matérias. Estas notícias representaram 25.2% do total protagonizado por estas personalidades e 29.9% do espaço de emissão total que lhes foi dado, enquanto protagonistas, no período considerado.

Cavaco Silva protagonizou, pela segunda semana consecutiva, o maior número de notícias, com 62 matérias, desta vez ex aequo com Mário Soares. Garcia Pereira, com 28 peças, foi o que menos notícias protagonizou nos noticiários destes canais.

Cavaco Silva protagonizou também notícias de maior duração, com um total de 3 horas e 8 minutos. Garcia Pereira, pelo contrário, foi protagonista de notícias de menor duração total, de cerca de 51 minutos.

Cavaco Silva protagonizou, tal como tem vindo a acontecer, matérias de duração média mais longa, de 3 minutos e 2 segundos. Pelo contrário, Garcia Pereira protagonizou notícias de duração média mais baixa, com 1 minuto e 50 segundos.

Analisando o período posterior às eleições autárquicas (a partir da semana 41, com início a 10 de Outubro de 2005), vemos como todos os candidatos observam uma tendência de aumento das notícias por si protagonizadas e respectiva duração total, excepto nas duas semanas do Natal e Ano Novo, que registam uma acentuada quebra generalizada.

Mário Soares lidera quer em número, quer em duração das notícias, responsável por 24.8% das notícias protagonizadas por estes candidatos e 26.9% da sua duração. Jerónimo de Sousa é agora o segundo protagonista em número de notícias (19.4% do total), mas é Cavaco Silva que ocupa essa posição quanto à duração das notícias (20.3% da duração total).

Esta análise considera apenas as notícias protagonizadas por cada um destes candidatos emitidas nos serviços regulares de informação dos canais em análise, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda