Novadir ausculta Médicos de Clinica Geral relativamente ao tema "Gripe das Aves"

Novadir, 11 abril 2006

A Gripe das Aves está a preocupar cada vez mais a população e os profissionais de Saúde. Neste momento, a estirpe do vírus H5N1 está a surgir de uma forma evidente em vários países da Europa, havendo já alguns especialistas a fazer previsões no que respeita à sua chegada a Portugal.

Sendo esta, claramente, uma das actuais preocupações sociais, a Novadir entendeu ser de grande interesse a realização de um estudo junto de médicos de clínica geral e familiar sobre esta problemática, cujos principais resultados aqui publicamos.

Médicos consideram que a "Gripe das Aves" é uma questão preocupante a nível global e que pode vir a ser uma questão preocupante a nível nacional, embora não se vá atingir o estádio de epidemia!

Dos médicos inquiridos, 90% consideram a Gripe das Aves como uma questão realmente preocupante a nível global. Já relativamente ao impacto a nível nacional, estes dados diferem, sendo que a maioria dos médicos inquiridos considera que a gripe das aves pode vir a tornar-se uma questão preocupante (65%), enquanto que cerca de 19% não considera uma questão preocupante e 16% considera uma questão preocupante.

São os médicos com menos anos de prática clínica os que identificam esta questão como uma forte preocupação, em Portugal, a médio prazo.

Relativamente ao tema epidemia, cerca de 71% dos médicos inquiridos considera que a gripe das aves pode vir a tornar-se uma epidemia em Portugal.

Dos médicos que consideram que a Gripe das Aves não se vai tornar numa epidemia, os principais argumentos referidos são o facto de ainda ser prematuro esta avaliação, e porque as medidas preventivas já estão a ser tomadas. O facto de não haver nenhum caso/indicio em Portugal e Portugal não estar na rota das aves migratórias são também razões apontadas para não haver receio de se tornar uma epidemia em Portugal.

Mais de metade dos médicos considera que o seu principal papel é esclarecer/informar a população!

Apesar de já existir um plano de contingência para a Gripe das Aves, os médicos ainda não "interiorizaram" o documento, existindo ainda uma grande dispersão nas respostas sobre as medidas a tomar numa eventual epidemia.

Cerca de 24% dos médicos referem que uma das medidas a tomar deverá ser o isolamento das regiões/aves afectadas, seguindo-se o controlo das aves (domésticas e migratórias) com 21% das referências. 20% dos médicos inquiridos referem que não deve ser tomada nenhuma medida em particular.

Mais de metade dos médicos (64%) considera que o seu papel principal é o de esclarecer e informar as pessoas Acalmar e tranquilizar a população é também um dos papeis relevantes do médico, bem como "desdramatizar e não alarmar a população".

Os médicos inquiridos consideram que a população não está suficientemente esclarecida!

73% dos médicos inquiridos consideram que a população não está suficientemente informada e esclarecida e que necessita de mais informação e formação.

No último encontro Nacional de Clínica Geral decorreu mesmo um debate no qual alguns médicos discutiram a necessidade de rapidamente se reflectir sobre a questão da gripe das aves.

Aproximadamente 3 em cada 4 médicos de Clínica Geral consideram que a população não tem suficiente esclarecimento da questão da gripe das aves. São os clínicos com mais de 20 anos de prática clínica que atribuem um nível de esclarecimento superior à população.

Ficha técnica

Estudo realizado pela NOVADIR, junto de uma amostra de 112 médicos que praticam Clínica Geral e Medicina Familiar em Portugal Continental (para um intervalo de confiança de 95% o nível de erro para o total da amostra é de ± 9,0 pp). A selecção dos médicos foi aleatória a partir da base de dados médica da NOVADIR, realizada para os locais de trabalho (Centros de Saúde, Hospitais e Consultórios). A informação foi recolhida por entrevista telefónica através do método de CATI , durante o mês de Março de 2006.

Do mesmo tema: Estudos na área Médico-Farmacêutica

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

The Best of Impact 2017
Null
Londres, Inglaterra, 7 de setembro de 2017,
MRS Customer Summit 2017
Null
(Local a confirmar), 2 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda