Novadir ausculta Médicos de Clinica Geral relativamente ao tema "Gripe das Aves"

Novadir,  11 abril 2006

A Gripe das Aves está a preocupar cada vez mais a população e os profissionais de Saúde. Neste momento, a estirpe do vírus H5N1 está a surgir de uma forma evidente em vários países da Europa, havendo já alguns especialistas a fazer previsões no que respeita à sua chegada a Portugal.

Sendo esta, claramente, uma das actuais preocupações sociais, a Novadir entendeu ser de grande interesse a realização de um estudo junto de médicos de clínica geral e familiar sobre esta problemática, cujos principais resultados aqui publicamos.

Médicos consideram que a "Gripe das Aves" é uma questão preocupante a nível global e que pode vir a ser uma questão preocupante a nível nacional, embora não se vá atingir o estádio de epidemia!

Dos médicos inquiridos, 90% consideram a Gripe das Aves como uma questão realmente preocupante a nível global. Já relativamente ao impacto a nível nacional, estes dados diferem, sendo que a maioria dos médicos inquiridos considera que a gripe das aves pode vir a tornar-se uma questão preocupante (65%), enquanto que cerca de 19% não considera uma questão preocupante e 16% considera uma questão preocupante.

São os médicos com menos anos de prática clínica os que identificam esta questão como uma forte preocupação, em Portugal, a médio prazo.

Relativamente ao tema epidemia, cerca de 71% dos médicos inquiridos considera que a gripe das aves pode vir a tornar-se uma epidemia em Portugal.

Dos médicos que consideram que a Gripe das Aves não se vai tornar numa epidemia, os principais argumentos referidos são o facto de ainda ser prematuro esta avaliação, e porque as medidas preventivas já estão a ser tomadas. O facto de não haver nenhum caso/indicio em Portugal e Portugal não estar na rota das aves migratórias são também razões apontadas para não haver receio de se tornar uma epidemia em Portugal.

Mais de metade dos médicos considera que o seu principal papel é esclarecer/informar a população!

Apesar de já existir um plano de contingência para a Gripe das Aves, os médicos ainda não "interiorizaram" o documento, existindo ainda uma grande dispersão nas respostas sobre as medidas a tomar numa eventual epidemia.

Cerca de 24% dos médicos referem que uma das medidas a tomar deverá ser o isolamento das regiões/aves afectadas, seguindo-se o controlo das aves (domésticas e migratórias) com 21% das referências. 20% dos médicos inquiridos referem que não deve ser tomada nenhuma medida em particular.

Mais de metade dos médicos (64%) considera que o seu papel principal é o de esclarecer e informar as pessoas Acalmar e tranquilizar a população é também um dos papeis relevantes do médico, bem como "desdramatizar e não alarmar a população".

Os médicos inquiridos consideram que a população não está suficientemente esclarecida!

73% dos médicos inquiridos consideram que a população não está suficientemente informada e esclarecida e que necessita de mais informação e formação.

No último encontro Nacional de Clínica Geral decorreu mesmo um debate no qual alguns médicos discutiram a necessidade de rapidamente se reflectir sobre a questão da gripe das aves.

Aproximadamente 3 em cada 4 médicos de Clínica Geral consideram que a população não tem suficiente esclarecimento da questão da gripe das aves. São os clínicos com mais de 20 anos de prática clínica que atribuem um nível de esclarecimento superior à população.

Ficha técnica

Estudo realizado pela NOVADIR, junto de uma amostra de 112 médicos que praticam Clínica Geral e Medicina Familiar em Portugal Continental (para um intervalo de confiança de 95% o nível de erro para o total da amostra é de ± 9,0 pp). A selecção dos médicos foi aleatória a partir da base de dados médica da NOVADIR, realizada para os locais de trabalho (Centros de Saúde, Hospitais e Consultórios). A informação foi recolhida por entrevista telefónica através do método de CATI , durante o mês de Março de 2006.

Arquivo de notícias

Em Agenda

25 janeiro 2018
Kids & Youth Insights - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 25 de janeiro de 2018 ,
8 fevereiro 2018
Social Media Research Summit - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 8 de fevereiro de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda