Os feriados e o seu significado

Inquiridos em sondagem exclusiva realizada pela Marktest para a Marktest.com, os portugueses revelaram-se um pouco “esquecidos” do significado do dia 5 de Outubro.

Embora a maioria dos inquiridos nesta sondagem saiba qual o real significado da comemoração do 5 de Outubro, a percentagem dos que refere ser este o dia da Implantação da República situa-se nos 63.6%, longe do pleno. Não souberam responder a esta questão 21.8% dos portugueses e houve ainda 14.6% que deram significados incorrectos para a comemoração deste dia.

Dentro das respostas incorrectas, encontramos referências como “Independência de Portugal”, “Dia da Restauração”, “Dia de Portugal”, “Revolução” ou “Dia do Trabalhador”.

Quando analisamos a idade dos inquiridos, encontramos diferenças importantes: a maior taxa de “acerto” é relativa aos indivíduos entre os 45 e 54 anos: 72% deles afirma tratar-se do dia da Implantação da República. Já junto dos mais idosos (mais de 64 anos) encontramos as taxas mais baixas de "acerto": 59.1%.

Por regiões, também existem diferenças assinaláveis, com 73.8% dos residentes na região da Grande Lisboa a identificar de forma correcta a comemoração do dia em causa e 55.1% dos residentes no Interior Norte a responder da mesma forma.

Já por classe social, as diferenças são maiores: enquanto 85.8% dos indivíduos pertencentes à classe social alta e média alta afirma tratar-se da Instauração da República, apenas 54.2% dos indivíduos da classe média baixa e baixa também responde no mesmo sentido.

A sondagem foi realizada pela Marktest entre os dias 14 e 17 de Outubro de 2002. Consulte aqui a ficha metodológica da sondagem.



Do mesmo tema: Estudos de Opinião

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

24 outubro 2014