Mundial 2014


Nesta página encontra as análises dos jogos de futebol do Mundial de 2014 transmitidos pela RTP1 e pela SportTv. Estas análises são realizadas com base em informação do Grupo Marktest.
Clique nos separadores para ver mais informação e nos gráficos de audiência para ampliar.

Audiências de Televisão

O serviço de medição de audiências televisivas, fornecido pela Marktest Audimetria/Kantar Media, produz dados de audiência por períodos horários e programas de televisão, recebidos no território de Portugal Continental.

A Marktest Audimetria/Kantar Media utiliza um sistema de recolha electrónica de audiências de televisão, designado por "Peoplemeter", com recurso à tecnologia de Audiomatching.

Este sistema tem como suporte um Painel de 900 lares que representa o comportamento televisivo dos indivíduos com 4 ou mais anos residentes no Continente.

Reach (Rch%)

Audiência total
Percentagem de indivíduos do alvo que viu o evento/canal pelo menos um minuto. Mesmo que o indivíduo contacte duas ou mais vezes com o mesmo evento/canal apenas é considerado uma vez.

Audiência Média (rat%)

Audiência de um suporte/período horário/programa.
É a taxa média de audiência por minuto. Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o evento.

O cálculo desta variável tem como base todos os individuos do alvo; tanto os que contactaram com o evento como os que não contactaram.

Exemplo: Se um determinado programa, com a duração de 1 hora, obtém 10% de audiência média - esse valor resulta do cálculo da média de audiências do conjunto dos 60 minutos - então, em qualquer minuto, provavelmente 10% do alvo em análise está a ver o referido programa.

Os 15 minutos do indivíduo A correspondem a um visionamento de 25% do evento.

Calculando a média dos 4 indivíduos (25% + 0% + 75% + 100%) / 4 indivíduos) obtém-se uma audiência média de 50%.



Share de Audiência (Shr%)

Percentagem da audiência dedicada a ver um canal/evento relativamente à audiência do total de televisão, para o mesmo período.

Exemplo: share de audiência de um dia, com base no alvo Universo

Notícias

A informação disponibilizada neste Dossier provém do serviço de Clipping da MediaMonitor, sobre o qual pode encontrar mais informaçãos no seguinte link: http://www.marktest.com/wap/a/grp/p~28.aspx

Área Equivalente a Tablóide
Indicador calculado dividindo a área da notícia em mm2 pela área de uma página inteira de um jornal de formato standard, ou seja, dividido por 89700 mm2.

Assim, por exemplo:

  • Notícia A
  • Publicação X
  • área da notícia em mm2: 441525
  • área equivalente tablóide: 441525 / 89700 = 4.9
ou seja, essa notícia A representa cerca de 5 páginas inteiras de um jornal com formato standard.

Retorno:

  • TV/RÁDIO: Corresponde ao valor financeiro referente às tabelas de publicidade para o período efectivo da notícia.
  • IMPRENSA: É o valor da notícia total. Corresponde à valorização financeira da mancha da notícia em que tenha havido referência à marca ou assunto em análise. Para a definição do valor financeiro no meio imprensa consideraram-se os seguintes critérios:
    - Valor do espaço publicitário equivalente utilizando-se para tal o valor das tabelas de publicidade de cada publicação;
    - Adoptam-se os valores reais da mancha útil das páginas inteiras ímpares e dos diferentes cadernos/suplementos;
    - Consideram-se sempre os valores de página a preto e branco com excepção de publicações ou cadernos totalmente editados a cores.
  • INTERNET: é o valor de investimento por cada 1000 PageViews conseguidos pelo site durante um mês, ponderado pela audiência do site.

GRP - Gross Rating Points:
Número Bruto de Contactos - Indicador padronizado e global do desempenho de um plano de meios ou de um suporte que mede o total de contactos obtidos por um plano. É expresso em ratings (percentagem sobre o número de indivíduos do alvo), pelo que representa o número total de contactos conseguidos, por cada 100 pessoas do alvo. Ao apresentar-se numa base percentual é independente da dimensão do alvo, permitindo assim a comparação entre campanhas ou suportes dirigidos a diferentes alvos. Em Internet corresponde à cobertura conseguida com 100 000 impressões.

Social Media

A informação disponibilizada provém do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, através da recolha de menções espontâneas às palavras "mundial" e "futebol", ou "mundial" e "2014" nos meios digitais - Facebook, Twitter, Blogs, Sites de notícias, Comentários a notícias, Fóruns - com os seguintes aspectos técnicos:

  • Facebook: Amostra parcial das "menções mais populares" devolvida pelo API do Facebook
  • Twitter: Amostra parcial das "menções mais populares" devolvida pelo API do Twitter
  • Blogs: Recolha feita pelo API do Google News e pela recolha directa de um painel de milhares de blogs
  • Sites de notícias: Recolha completa feita pelo crawler da Markdata/Mediamonitor a todos os sites recenseados
  • Fóruns: Recolha de todos os posts dos fóruns recenseados

Publicidade em Televisão

Os dados de publicidade são fornecidos pelo serviço de Adex da MediaMonitor, que monitoriza o investimento realizado em publicidade em vários meios de comunicação social. Em televisão, o Publitex fornece os seguintes indicadores utilizados neste dossier:

Investimento publicitário:
Investimento publicitário do meio Televisão, a preço de tabela, referente à transmissão dos jogos do Mundial do Brasil

Duração:
Total de segundos usados em publicidade associada à transmissão dos jogos do Mundial do Brasil

Exclusões:
Exclusão das Localizações Auto Promoção, Auto Promoção Estação, Promoção Conteúdos Própria

Arquivo de notícias

Em Agenda

25 janeiro 2018
Kids & Youth Insights - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 25 de janeiro de 2018 , info@mrs.org.uk
8 fevereiro 2018
Social Media Research Summit - MRS - The Market Research Society 
Londres, Inglaterra, 8 de fevereiro de 2018 , info@mrs.org.uk

mais acontecimentos em Agenda