Mundial 2014


Nesta página encontra as análises dos jogos de futebol do Mundial de 2014 transmitidos pela RTP1 e pela SportTv. Estas análises são realizadas com base em informação do Grupo Marktest.
Clique nos separadores para ver mais informação e nos gráficos de audiência para ampliar.

Audiências de Televisão

O serviço de medição de audiências televisivas, fornecido pela Marktest Audimetria/Kantar Media, produz dados de audiência por períodos horários e programas de televisão, recebidos no território de Portugal Continental.

A Marktest Audimetria/Kantar Media utiliza um sistema de recolha electrónica de audiências de televisão, designado por "Peoplemeter", com recurso à tecnologia de Audiomatching.

Este sistema tem como suporte um Painel de 900 lares que representa o comportamento televisivo dos indivíduos com 4 ou mais anos residentes no Continente.

Reach (Rch%)

Audiência total
Percentagem de indivíduos do alvo que viu o evento/canal pelo menos um minuto. Mesmo que o indivíduo contacte duas ou mais vezes com o mesmo evento/canal apenas é considerado uma vez.

Audiência Média (rat%)

Audiência de um suporte/período horário/programa.
É a taxa média de audiência por minuto. Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o evento.

O cálculo desta variável tem como base todos os individuos do alvo; tanto os que contactaram com o evento como os que não contactaram.

Exemplo: Se um determinado programa, com a duração de 1 hora, obtém 10% de audiência média - esse valor resulta do cálculo da média de audiências do conjunto dos 60 minutos - então, em qualquer minuto, provavelmente 10% do alvo em análise está a ver o referido programa.

Os 15 minutos do indivíduo A correspondem a um visionamento de 25% do evento.

Calculando a média dos 4 indivíduos (25% + 0% + 75% + 100%) / 4 indivíduos) obtém-se uma audiência média de 50%.



Share de Audiência (Shr%)

Percentagem da audiência dedicada a ver um canal/evento relativamente à audiência do total de televisão, para o mesmo período.

Exemplo: share de audiência de um dia, com base no alvo Universo

Notícias

A informação disponibilizada neste Dossier provém do serviço de Clipping da MediaMonitor, sobre o qual pode encontrar mais informaçãos no seguinte link: http://www.marktest.com/wap/a/grp/p~28.aspx

Área Equivalente a Tablóide
Indicador calculado dividindo a área da notícia em mm2 pela área de uma página inteira de um jornal de formato standard, ou seja, dividido por 89700 mm2.

Assim, por exemplo:

  • Notícia A
  • Publicação X
  • área da notícia em mm2: 441525
  • área equivalente tablóide: 441525 / 89700 = 4.9
ou seja, essa notícia A representa cerca de 5 páginas inteiras de um jornal com formato standard.

Retorno:

  • TV/RÁDIO: Corresponde ao valor financeiro referente às tabelas de publicidade para o período efectivo da notícia.
  • IMPRENSA: É o valor da notícia total. Corresponde à valorização financeira da mancha da notícia em que tenha havido referência à marca ou assunto em análise. Para a definição do valor financeiro no meio imprensa consideraram-se os seguintes critérios:
    - Valor do espaço publicitário equivalente utilizando-se para tal o valor das tabelas de publicidade de cada publicação;
    - Adoptam-se os valores reais da mancha útil das páginas inteiras ímpares e dos diferentes cadernos/suplementos;
    - Consideram-se sempre os valores de página a preto e branco com excepção de publicações ou cadernos totalmente editados a cores.
  • INTERNET: é o valor de investimento por cada 1000 PageViews conseguidos pelo site durante um mês, ponderado pela audiência do site.

GRP - Gross Rating Points:
Número Bruto de Contactos - Indicador padronizado e global do desempenho de um plano de meios ou de um suporte que mede o total de contactos obtidos por um plano. É expresso em ratings (percentagem sobre o número de indivíduos do alvo), pelo que representa o número total de contactos conseguidos, por cada 100 pessoas do alvo. Ao apresentar-se numa base percentual é independente da dimensão do alvo, permitindo assim a comparação entre campanhas ou suportes dirigidos a diferentes alvos. Em Internet corresponde à cobertura conseguida com 100 000 impressões.

Social Media

A informação disponibilizada provém do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, através da recolha de menções espontâneas às palavras "mundial" e "futebol", ou "mundial" e "2014" nos meios digitais - Facebook, Twitter, Blogs, Sites de notícias, Comentários a notícias, Fóruns - com os seguintes aspectos técnicos:

  • Facebook: Amostra parcial das "menções mais populares" devolvida pelo API do Facebook
  • Twitter: Amostra parcial das "menções mais populares" devolvida pelo API do Twitter
  • Blogs: Recolha feita pelo API do Google News e pela recolha directa de um painel de milhares de blogs
  • Sites de notícias: Recolha completa feita pelo crawler da Markdata/Mediamonitor a todos os sites recenseados
  • Fóruns: Recolha de todos os posts dos fóruns recenseados

Publicidade em Televisão

Os dados de publicidade são fornecidos pelo serviço de Adex da MediaMonitor, que monitoriza o investimento realizado em publicidade em vários meios de comunicação social. Em televisão, o Publitex fornece os seguintes indicadores utilizados neste dossier:

Investimento publicitário:
Investimento publicitário do meio Televisão, a preço de tabela, referente à transmissão dos jogos do Mundial do Brasil

Duração:
Total de segundos usados em publicidade associada à transmissão dos jogos do Mundial do Brasil

Exclusões:
Exclusão das Localizações Auto Promoção, Auto Promoção Estação, Promoção Conteúdos Própria

Notícias recentes

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Utilities Market Research
Null
Londres, Inglaterra, 21 de setembro de 2017,
Big Data World 2017
EUA, 25 a 27 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda