Classe social e idade distinguem leitores de imprensa

A análise dos dados do Bareme Imprensa da Marktest relativos à 1ª vaga de 2008 permite concluir que a classe social e a idade são as variáveis que mais diferenciam os indivíduos quando analisados os seus hábitos de audiência de imprensa.

Marktest.com, 2 Maio 2008

A análise dos dados do Bareme Imprensa relativos à cobertura máxima de imprensa mostra que a classe social e a idade são as variáveis mais discriminantes, pois são as que revelam maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos (medidas pelo desvio-padrão).

Mas este resultado é um pouco diferente se analisamos separadamente os jornais e as revistas. No caso dos jornais, a variável que revela maior heterogeneidade de comportamentos é a classe social, enquanto nas revistas é na análise por idade que se encontram mais diferenças de consumo.

A análise destes dados permite ainda observar que a região é a variável menos determinante no consumo de imprensa, que o género é também uma variável pouco heterogénea, embora seja mais relevante nos jornais do que nas revistas. A ocupação é uma variável onde também se observam comportamentos diferenciados no consumo de imprensa, especialmente no caso das revistas. Refira-se ainda que, relativamente a estas variáveis, os leitores de revistas apresentam comportamentos mais diferentes entre si do que os leitores de jornais.

Segundo os resultados do Bareme Imprensa, 84.3% dos residentes no Continente com 15 ou mais anos leu ou folheou jornais ou revistas no primeiro trimestre deste ano. Os quadros médios e superiores são o target que observa maior afinidade com a imprensa, com 98.1% de cobertura máxima. Os homens, os jovens, os indivíduos das classes sociais alta e média alta, os empregados dos serviços, comércio e administrativos e os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto apresentam também valores acima da média. Os reformados e pensionistas, as domésticas, os indivíduos com mais de 64 anos e os pertencentes à classe social baixa, pelo contrário, evidenciam hábitos de leitura de imprensa abaixo da média do universo.

No caso dos jornais e das revistas, não há grandes diferenças qualitativas, sendo de referir especialmente o facto de, no caso das revistas, as mulheres apresentarem um índice de afinidade superior ao dos homens.

Clique na imagem para aumentar
Clique na imagem para aumentar

O Bareme Imprensa é o estudo regular da Marktest que analisa os hábitos de audiência de imprensa dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias relacionadas

Do mesmo tema: Audiências de Imprensa

A Marktest.com autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Marktest.com e outras fontes por ela citadas

Notícias recentes

Notícia da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Audiências Tv 18 Novembro 2008

Share de Audiências
RTP1 (28.2%)
RTP2 (5.0%)
SIC (23.9%)
TVI (28.7%)
Cabo/Outros (14.2%)
Top 5 Programas
# Canal Início Descrição Rat% Shr%
1 TVI 21:54:53
FLOR DO MAR
16.0 39.1
2 RTP1 20:00:01
TELEJORNAL
14.9 34.0
3 RTP1 20:59:48
30 MINUTOS
14.5 31.8
4 RTP1 19:08:59
O PRECO CERTO
14.2 38.7
5 SIC 19:59:59
JORNAL DA NOITE
14.0 31.3
Fonte: Marktest Audimetria, Mediamonitor

+20 Novembro 2008