CATI – Entrevistas telefónicas assistidas por computador
Computer Assisted Telephone Interview
Sistema de recolha de entrevistas com apoio de computador. O questionário é construído no software MARKTAB, da Marktest e o entrevistador verbaliza as questões a partir do ecrã, registando as respostas directamente no computador.
O sistema é especialmente adequado para questionários complexos (exemplo: se um inquirido respondeu sim à pergunta 5 e muito insatisfeito à pergunta 7, então passa para a pergunta 9; se respondeu não à pergunta 5 e muito insatisfeito à pergunta 7, então passa para a pergunta 10; etc.). Nestes casos o computador, e não o entrevistador, rapidamente selecciona qual a pergunta seguinte, evitando erros de decisão, pausas ou desconcentração.
Como as respostas são introduzidas directamente no computador, evitam-se também muitos tipos de erros de registo e a informação fica disponível mais rapidamente.
placeholder
Como as respostas são introduzidas directamente no computador, evitam-se também muitos tipos de erros de registo e a informação fica disponível mais rapidamente.

Como Funciona o Sistema CATI-Network da MARKTEST
Componente de Hardware
O sistema CATI da MARKTEST é constituído por um conjunto de computadores - um por entrevistador - ligados em rede informática a um computador central também denominado servidor, constituindo um CATI-Network.
Cada terminal de computador está, por sua vez, ligado a um telefone, de forma a possibilitar que o mesmo terminal, consulte o ficheiro de números de telefone localizado no servidor e marque o número seleccionado para cada entrevista. Dependendo do resultado do contacto (entre-vista realizada, a contactar posteriormente, recusa, etc.) o terminal "informa" o servidor da situação do número de telefone. Dependendo do resultado do contacto, este elimina-o da lista de contactos futuros ou contacta-o automaticamente após o período estabelecido. Entretanto o entrevistador continua a realizar outras entrevistas, sem se preocupar em gerir esse período.
A ligação em rede permite também várias facilidades na gestão da recolha:
• as coordenadoras podem, a qualquer momento, visualizar no ecrã do seu terminal, e em directo, o decorrer da entrevista de qualquer entrevistador, enquanto escutam o diálogo, por um telefone de via única
• gestão integrada dos números de telefone – gestão de contactos, selecção aleatória, etc.
placeholder
Actualmente, o sistema compreende 183 terminais, estando 143 nas instalações de Lisboa e 40 nas do Porto. Os nove centros de recolha existentes (oito em Lisboa e um no Porto), estão interligados por linhas de comunicação.
Componente de Software
O MARKTAB - software específico da MARKTEST para recolha no sistema CATI, permite a gestão global de cotas no conjunto de todos os entrevistadores, e faz a gestão destes, recorrendo a uma base de dados geral de número de telefones.
É possível registar e saber, a qualquer momento, a situação dos contactos efectuados: entrevistas realizadas, recusas, desistências, fora de cotas, não atendimento, etc. Essa análise pode ser feita no global ou por entrevistador, o que auxilia a análise estatística de cada estudo e do desempenho de cada entrevistador.
Estas potencialidades permitem um apurado controle de qualidade instantâneo, em qualquer momento, melhorando assim a gestão dos recursos e a detecção de problemas na sua fase inicial.
O software de aplicação de questionários apresenta poderosas potencialidades e a possibilidade de aleatorizar, rotacionar ou condicionar a sequência de hipóteses de resposta, perguntas ou blocos temáticos de um estudo.
Clique aqui para ver os outros items do glossário

Já conhece o site Marktest.com ?

O site Marktest.com é a loja de informação do Grupo Marktest.

Tudo o que quer saber sobre os portugueses, nós sabemos ou podemos descobrir para si.

  • Quer saber o que os Portugueses veem na televisão?
  • O que ouvem na rádio?
  • Leem na imprensa ou na internet?
  • O que comem?
  • Que champô usam?
  • Onde passam os fins-de-semana?
  • De que Bancos são clientes?
  • Em quem votam?
  • Etc, etc, etc.

Coloque-nos a sua questão