Porto mobiliza audiência

No dia 21 de Maio Portugal assistia a um feito inédito de uma equipa portuguesa: a conquista da Taça UEFA pelo Futebol Clube do Porto. A RTP1, pelo seu lado, assistia ao seu melhor resultado de audiência desde há, pelo menos, dois anos.

O jogo, transmitido pelo canal público, teve início pelas 19 horas e 35 minutos e durante as suas quase três horas de duração, manteve a audiência bem atenta para assistir a um momento único do futebol português.

Os resultados de audiência do jogo colocam-no como o programa mais visto de 2003 e mesmo de 2002. Com 29.7% de audiência média e 67.5% de share, o jogo destronou o recorde do ano anterior, que também se referia a um jogo de futebol – na altura, o jogo particular da selecção nacional face à selecção brasileira registou 26.9% de audiência média e um share de 62.2%.

Se analisarmos as audiências do jogo do Porto x Celtic por regiões, vemos que os melhores resultados foram obtidos precisamente no Grande Porto: aqui, a audiência média do jogo foi de 36.8% e o share foi de 70.5%. Mas se no Grande Porto apenas analisarmos o comportamento dos indivíduos do sexo masculino, a audiência média do programa sobe para os 40.5% e o share para os 76.4%. Números francamente acima da média nacional.

A exibição deste jogo afectou de forma marcante as audiências dos restantes canais. Dentro dos programas concorrentes directos, Malucos do Riso, da SIC, registou nesse dia a pior audiência média e o pior share do ano. O mesmo se passou nos “jornais” das estações privadas: o Jornal Nacional da TVI e o Jornal da Noite da SIC registaram igualmente as piores marcas do ano e a novela da TVI, Saber Amar, teve valores abaixo da média do ano.

Veja também a análise que a MediaMonitor fez sobre este jogo.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Symbolic Data Analysis

    A Symbolic Data Analysis (Análise de Dados Simbólicos) está relacionada com o desenvolvimento de novas técnicas estatísticas com vista à análise de bases de dados de grandes dimensões.

    18 a 20 de outubro de 2018

    Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados

    Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Viana do Castelo

    sda2018@estg.ipvc.pt

  • Humans vs. Technology in Research

    18 de outubro de 2018

    MRS - The Market Research Society

    Londres, Inglaterra

    info@mrs.org.uk