Santo Tirso com maior taxa de desemprego
Uma análise dos dados do IEFP, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, mostra que o concelho de Santo Tirso é o que apresenta maior taxa de desemprego entre os seus residentes.
Grupo Marktest,  8 abril 2008

placeholder Os 5545 desempregados registados em Dezembro de 2007 nos Centros de Emprego do IEFP em Santo Tirso dão a este concelho a maior taxa de desemprego do Continente, uma vez que este número representa 7.82% do total da população residente neste concelho - o rácio mais elevado do Continente.

Espinho é o segundo concelho onde este indicador revela um maior peso, pois os 2293 desempregados registados no concelho representam 7.48% da população aí residente.

Felgueiras e Vila Nova de Paiva registam a mesma taxa, de 6.81%, um pouco mais que Baião, com 6.8% de desempregados. Castelo de Paiva e Barrancos, com 6.45% também apresentam um valor acima da média, tal como Salvaterra de Magos (6.36%), Vila Nova de Gaia (6.29%) ou Trofa (6.17%), que assim completam a lista dos 10 concelhos com maior rácio de desemprego.

Pelo contrário, os concelhos de Mação, Alcoutim, Oleiros, São Brás de Alportel ou Trancoso são os que apresentam uma menor taxa de desemprego entre os seus residentes.

Refira-se que a análise considera os inscritos nos Centros de Emprego em 2007 com as estimativas da população residente em 2006 e não pode ser usada como comparação com os valores oficiais da taxa de desemprego divulgados pelo INE (que, para além de uma metodologia diferente, consideram a população em idade activa).

A análise do mapa mostra como este indicador tem um peso muito significativo no norte do Continente.

placeholder

Os dados do IEFP permitem ainda ver como esta taxa é maior nas mulheres do que nos homens. Santo Tirso e Espinho são também os concelhos onde a taxa de desemprego masculina é a mais elevada do Continente, a que se seguem os concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia e Guimarães. Pelo contrário, Pinhel, Trancoso, Mação, Meda e Oleiros são os concelhos que observam a menor taxa de desemprego masculina.

Quanto à taxa de desemprego das mulheres, ela é mais elevada nos concelhos de Baião, Castelo de Paiva, Barrancos, Santo Tirso e Freixo Espada à Cinta, ao contrário de Alcoutim, Mação, Oleiros, São Brás de Alportel e Vila de Rei, que apresentam os valores mais baixos.

Refira-se ainda, como curiosidade, que o número de desempregados do sexo masculino apenas supera os do sexo oposto em cinco concelhos: Lisboa, Pampilhosa da Serra, Azambuja, Cartaxo e Vila Velha de Ródão. Já analisada a taxa de desemprego, a dos homens supera a das mulheres apenas em nove dos 278 concelhos do Continente: para além dos citados antes, também em Vila de Rei, Santarém, Porto e Oeiras o peso dos desempregados masculinos supera o das desempregadas do sexo feminino.

Esta análise foi realizada com base em dados disponíveis no sistema de informação concelhia Sales Index, sobre o qual pode encontrar mais informação aqui.

O Sales Index, é um sistema de gestão de informação de base concelhia da Marktest. Para conhecer melhor este sistema, consulte os artigos relacionados ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Conferência “Género e Media: evidências e tendências, 30 anos depois”

    O encontro vai refletir sobre os desafios que se colocam aos media na promoção da igualdade de género e sobre os caminhos a trilhar no futuro.

    25 de fevereiro de 2026

    ERC e Global Media Monitoring Project

    Auditório B1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

  • Generation A-Z Conference 2026

    Esta conferência vai explorar todos os aspetos do que é crescer em 2026 e o que influencia os jovens à medida que chegam à idade adulta.

    26 de fevereiro de 2026

    MRS - The Market Research Society

    Radisson Blu Edwardian London, 9-13 Bloomsbury Street,London, WC1B 3QD, UK

    [email protected]