Os blogs no marketing

Grupo Marktest, 2 junho 2005

A utilização de blogs no marketing começa a ser falada, sobretudo por especialistas internacionais. O estudo Netpanel meter da Marktest permite traçar o perfil dos portugueses que acedem a estes sites.

Recentemente, a eMarketer apresentava uma análise sobre a utilização dos blogs no marketing. Segundo esta empresa norte-americana, cerca de 4% das maiores empresas dos Estados Unidos têm blogs acessíveis ao público, fenómeno ainda menos frequente quando se trata de pequenas e médias empresas.

Mas o fenómeno está aí. Eszra Palmer, director editorial da eMarketer afirma que "o blogging é um fenómeno social explosivamente popular que está a entrar no mundo empresarial".

O lançamento de uma nova campanha da Audi, relatada também recentemente pelo Diário Económico, vai neste mesmo sentido: o blogging anda por aí e está a chegar aos negócios. Segundo este diário, "a Audi abriu um precendente no mundo do marketing, ao criar uma campanha publicitária até agora inédita". A marca deixou imagens e pistas em blogs para que os seus utilizadores pudessem participar no próprio desfecho da peça publicitária.

Mas, quantos portugueses consultam blogs? E quem são os adeptos destas páginas? A resposta pode ser encontrada no estudo Netpanel meter da Marktest.

Numa análise para os primeiros quatro meses de 2005, o Netpanel meter indica que 398 mil portugueses com 15 e mais anos consultaram blogs. Este número representa 28.3% dos indivíduos destas idades que no período em análise navegaram na internet.

Neste período, foram visitadas mais de 27 mil páginas de blogs, uma média de 69 por utilizador. Mais de 386 mil horas foram dedicadas a estes sites, uma média de 58 minutos por utilizador.

Os meses de Fevereiro e de Março foram os que mais bloggers atraíram, quando 204 e 205 mil utilizadores únicos, respectivamente, visitaram este tipo de sites.

Na análise do perfil dos visitantes de blogs, vemos que 70.4% são homens, 71.1% têm entre 15 e 34 anos, 44.5% pertencem às classes sociais alta e média alta e 49.2% residem nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto.

No período em análise, o www.photoblog.be destaca-se claramente. Para além de ter sido o mais visitado, com 182 mil utilizadores únicos, o que representa 45.7% do total de visitantes de blogs, este site foi também responsável por 89.1% das páginas consultadas desta tipologia e por 80.3% do tempo a elas dedicado.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Utilizou-se como alvo os indivíduos com 15 e mais anos, tendo-se seleccionado apenas os sites classificados como blogs. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias relacionadas

A blogosfera em 2004 9 fevereiro 2005

Do mesmo tema: Audiências de Internet

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Net Futures 2017
Null
Bruxelas, Bélgica, 28 de junho a 29 de agosto de 2017,
Financial Services Research 2017
Null
Londres, Inglaterra, 16 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda

24 julho 2017