Apresentação
O estudo Atlas Social de Portugal 2021 é uma análise realizada pela Marktest Consulting com base em informação produzida pelas entidades oficiais e pelas empresas do Grupo Marktest. Pretende contribuir para um melhor conhecimento da estrutura demográfica e social dos concelhos de Portugal Continental.
A análise apresenta, para todos os concelhos do Continente, os indicadores demográficos e sociais mais relevantes para conhecer a sua própria dinâmica e estrutura social, permitindo detectar oportunidades e desafios ao nível concelhio.
O foco principal desta análise é a estrutura de classes sociais dos concelhos portugueses, uma informação apenas disponível no Grupo Marktest.
Para a realização desta análise, utilizou-se uma base de mais de 366 mil entrevistas realizadas nos estudos regulares da Marktest entre os anos de 2018 e 2021. Foram ainda integrados dados demográficos produzidos pelo INE ao nível do concelho, assim permitindo uma melhor visão sobre o território nacional.
Para além dos dados exclusivos do Grupo Marktest, esta análise apresenta também os principais indicadores demográficos produzidos pelo INE ao nível concelhio (população residente, densidade populacional, taxas de natalidade, mortalidade, nupcialidade, estrutura etária da população, índices de envelhecimento, crescimento natural da população, entre outros), permitindo uma melhor visão sobre o território do Continente.
São ainda analisadas e representadas cartograficamente as primeiras variáveis (provisórias) dos Censos 2021, do INE.
Este estudo disponibiliza ainda indicadores da Saúde e da Segurança Social
Nota:Os indicadores demográficos de 2020 apresentados no estudo têm como base as Estimativas Provisórias Anuais da População Residente, do INE. Os indicadores de 2021 têm como base os dados provisórisos do Recenseamento da População e Habitação - Censos 2021, do INE.
O que permite?
- Conhecer a estrutura demográfica dos concelhos do Continente
- Conhecer a estrutura social destes concelhos
- Identificar concelhos socialmente mais vulneráveis
- Identificar concelhos com maior potencial de localização de atividades económicas
- Identificar novas oportunidades regionais
- Definir prioridades de ações regionalizadas
- Hierarquizar concelhos com base na sua estrutura demográfica e social
- Identificar os concelhos com maior potencial de crescimento