svg-spacer
Basef Banca

O BASEF BANCA é um estudo de referência para o sector, em Portugal. Ao longo dos seus 30 anos de existência, o BASEF BANCA tem demonstrado ser uma ferramenta fundamental para conhecer os comportamentos financeiros dos portugueses.

Anualmente o estudo BASEF Banca têm sofrido as adaptações necessárias às atualizações que se impõem, em virtude do dinamismo do próprio mercado. Estas atualizações têm sido não só ao nível dos indicadores em recolha como também a nível metodológico.

Tais alterações decorrem do dinamismo dos próprios mercados e da sociedade e levam a um processo de reflexão permanente, para que os estudos e a oferta de serviços da Marktest acompanhem todas estas transformações. Em particular nesta área e nos últimos anos, os novos desenvolvimentos tecnológicos que conduziram à criação de novos canais de contacto, a própria desregulamentação e liberalização dos mercados financeiros, que veio permitir a oferta de produtos complementares, diferentes da oferta habitual, até o próprio envelhecimento demográfico da população portuguesa, que abriu caminho a uma cada vez maior oferta de produtos financeiros orientados para a poupança de longo prazo, para a reforma, espelham novas realidades que têm de ser medidas e analisadas de uma outra forma.

Metodologia:

Universo

O universo em estudo é constituído por indivíduos com mais de 15 anos residentes em Portugal (INE 2021- 9.011.878 Indivíduos).

Amostra

Mensalmente é recolhida uma amostra proporcional ao universo em estudo e representativa do mesmo, ao nível das variáveis sexo, idade e região Marktest.

A amostra mensal é de 1200 entrevistas, perfazendo um total de 14.400 entrevistas anuais.

- 600 entrevistas provenientes da plataforma de recolha CATI (fixa e móvel);
- 600 entrevistas provenientes da plataforma de recolha CAWI.

Método de Seleção da Amostra

A seleção amostral decorre através de um processo polietápico que seguidamente pormenorizamos:

1ª fase : Estratificação geográfica – região Marktest
As entrevistas são distribuídas pelas diferentes Regiões MARKTEST: Grande Lisboa, Grande Porto, Litoral Centro, Litoral Norte, Interior Norte, Sul e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;

2ª fase : Estratificação geográfica - Distrito
Em cada Região MARKTEST as entrevistas são distribuídas pelos diferentes distritos, que fazem parte de cada uma das regiões em função da respetiva dimensão (número de residentes).

3ª fase : Seleção do Elemento Amostral (indivíduo)
No caso das entrevistas que são realizadas através do Sistema CATI:

A seleção dos indivíduos a inquirir é efetuada através da geração aleatória de números fixos e móveis. A seleção dos inquiridos, é também ela efetuada através do método de quotas, tendo em consideração as variáveis:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Região Marktest

A Marktest, acompanha permanentemente a divulgação de novas gamas de numeração, lançadas pela ANACOM, por forma a garantir total cobertura, dos números de telefones disponíveis em território português.

Recolha da Informação

A recolha da informação decorrerá de uma forma regular e contínua, através de uma combinação de entrevistas telefónicas, com recurso ao Sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview) e entrevistas online com recurso ao CAWI (Computer Assisted Web Interview). A recolha da informação é suportada por um um questionário estruturado, constituído por perguntas fechadas, semi-abertas e abertas. Estas últimas permitem recolher informação de tipo semi-qualitativo e serão objecto de categorização e codificação posteriores.

Este questionário foi objeto de uma avaliação profunda por forma a garantir que independentemente da metodologia de recolha, os entrevistados são confrontados de igual forma com um script e com idênticas opções de resposta.

Na realização do trabalho de campo participam um conjunto de entrevistadores com formação geral sobre entrevistas telefónicas, e formação específica para a realização deste estudo. Todos os entrevistadores são recrutados e formados pela MARKTEST, tendo a formação duas fases: genérica de recolha de informação e específica para este estudo. A formação específica é composta por explicações, treino e acompanhamento na execução do questionário em causa. Para coordenação do trabalho de campo serão nomeados vários responsáveis que terão a seu cargo o acompanhamento de uma equipa de entrevistadores.

Para a recolha de informação online, a Marktest detém um Access Painel de Internautas, que está a ser alimentado permanentemente e no qual se inscrevem internautas que desejam colaborar com a Marktest.

O software utilizado para a recolha da informação é da exclusiva responsabilidade da Marktest. Aos internautas selecionados é enviado um e-mail solicitando a sua resposta a um questionário estruturado, constituído por perguntas abertas e fechadas idêntico ao utilizado na recolha CATI.

Questionário

A Marktest assume a inteira responsabilidade pela atualização dos indicadores em recolha, sendo estes, objeto de uma revisão anual, com todos os envolvidos neste estudo.

Controlo de Qualidade

Após a fase de recolha de informação, a Marktest procede à análise das entrevistas validando possíveis incongruências. O controle de qualidade dos dados recolhidos será aplicado em 3 fases: Supervisão, Revisão integral e Validação de consistência.

1. Supervisão
Para aferir a qualidade e veracidade do desempenho dos entrevistadores (recolha CATI) todas as entrevistas são gravadas, sendo escutado um mínimo de 10% dos entrevistados contactados por cada um daqueles.

2. Revisão Integral
Todos os questionários são revistos digitalmente para detetar incongruências e omissões de resposta.

3. Validação de consistência de respostas
Embora o nosso software de recolha disponha de mecanismos internos, para validar automaticamente as respostas, no ato de realização das entrevistas, estas são sujeitas a uma 2ª fase de validação, que tem por base critérios definidos previamente e que permitem depurar todos e quaisquer erros que persistam das fases anteriores.

Apresentação de resultados:

Os resultados do estudo, são apresentados mensalmente, tendo por base de análise o Quadrimestre Móvel, ou seja, uma base amostral de 4800 entrevistas. Os resultados do estudo são extrapolados e ponderados para o universo de Indivíduos.

Aos clientes subscritores da plataforma YUMIAnalitycs Web, é disponibilizada mensalmente a atualização de dashboards setoriais nesta plataforma.

Uma vez que na YUMIAnalitycs Web, para além dos quadrimestres, disponibilizamos dados de YTD, e dado que a maioria dos clientes se socorre desta plataforma e das bases de dados dela disponibilizadas, a divulgação dos resultados YOY deixou de registar procura, pelo que propomos a sua descontinuidade.

Paralelamente mantemos a disponibilização dos resultados do estudo em suporte digital, através do site www.marktest.pt/mpt, que contem para além dos quadros de tabulação e metodologia, análises gráficas de todos os indicadores do estudo, analisados pelas diferentes variáveis sociodemográficas e outras variáveis de análise pertinentes.

Mensalmente, são ainda divulgados os indicadores de Notoriedade e Imagem, com uma base de análise mensal de 1200 entrevistas, apenas no website.

A equipa técnica continua a prestar todo o apoio aos seus clientes, quer no suporte às análises produzidas, quer produzindo novas análises ad’hoc.

 
placeholder
Empresa
Direcção
Directora
Directora Adjunta
Área
E-mail

Área de Clientes

Faça login aqui