Os protagonistas das notícias em Novembro
José Sócrates mantém-se como a personalidade que por mais vezes interveio na primeira pessoa nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, fazendo-o também em notícias de maior duração, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest,  10 dezembro 2008

placeholder Em Novembro de 2008, José Sócrates foi novamente a personalidade que por mais vezes interveio na primeira pessoa nos serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI, fazendo-o também em notícias de maior duração. O Primeiro-ministro interveio na primeira pessoa em 140 notícias que tiveram mais de 6 horas de duração. Esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período, considerando apenas os serviços regulares de informação. Na contabilização do tempo, considera-se o tempo total de duração da notícia.

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi a segunda com intervenções em notícias de maior duração nestes programas de informação, tendo protagonizado 64 notícias com mais de 3 horas de duração. A crise que opõe o Ministério aos Sindicatos de professores, sobretudo a propósito da sua avaliação de desempenho, esteve no centro das suas intervenções.

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, foi o terceiro protagonista do mês, tendo intervindo directamente em 79 notícias de 2 horas e 54 minutos de duração.

Paulo Portas, líder do CDS-PP, ocupou o quarto lugar, tendo protagonizado 68 notícias de 2 horas e 40 minutos de duração e Teixeira dos Santos, Ministro do Estado e das Finanças, ficou em quinto, com intervenção directa em 60 notícias de 2 horas e 39 minutos de duração.

O Presidente da República, Cavaco Silva, Manuela Ferreira Leite (líder do PSD), Jerónimo de Sousa (líder do PCP), Vítor Constâncio (Governador do Banco de Portugal) e Manuel Pinho (Ministro da Economia e da Inovação) encerram a lista dos 10 nomes que protagonizaram notícias de maior duração total durante o mês de Novembro de 2008.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 1 e 30 de Novembro de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt