“Operação Influencer” e crise política ocuparam 60% do alinhamento nos principais noticiários televisivos
“Operação Influencer” e crise política ocuparam 60% do alinhamento nos principais noticiários televisivos
placeholder
A MediaMonitor analisou o espaço noticioso televisivo ocupado pela investigação levada a cabo pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal, designada de “Operação Influencer”.
Grupo Marktest
21 novembro 2023

placeholder

No dia 7 de novembro de 2023, o país foi surpreendido por um comunicado da Procuradoria-Geral da República a informar que o nome do primeiro-ministro António Costa tinha sido referido no âmbito de uma investigação. Este comunicado levou à demissão de António Costa, líder de um governo de maioria absoluta e à consequente marcação de Eleições Legislativas para março de 2024.

No âmbito desta “Operação Influencer” foram feitas detenções e constituídos vários arguidos – entretanto libertados com medidas de coação ligeiras – sendo que se aguardam agora os resultados da investigação às suspeitas relacionadas com negócios e investimentos relacionados com a exploração de lítio, a produção de hidrogénio verde e o estabelecimento de um data center em Sines.

A MediaMonitor analisou o impacto noticioso da “Operação Influencer”, que se espraiou naturalmente do universo judicial para o campo político e económico, centrando-se esta análise no tempo de emissão e número de notícias emitidas sobre o tema, entre os dias 7 e 12 de novembro, nos noticiários regulares dos canais RTP1, SIC e TVI.

Entre as principais conclusões, constata-se que foram emitidas no total 1114 notícias nos 3 canais, com duração total de 48 horas e 36 minutos, sendo que no âmbito deste tema da "Operação Influencer" e respetivas consequências políticas foram identificadas 561 notícias, com a duração total de 29 horas e 20 minutos, o que representa 50% das notícias emitidas no período e 60% do tempo noticioso nos canais considerados.

A duração média das notícias emitidas de forma geral é de 2 minutos e 37 segundos, sendo que as notícias relativas ao tema em análise tiveram em média 3 minutos e 08 segundos, ou seja, mais 20% de duração média.

A RTP1 foi o canal – dos 3 em análise – que mais tempo dedicou ao tema, com 10 horas e 4 minutos, sendo igualmente o canal que maior percentagem dos noticiários dedicou ao tema (69% do tempo noticioso). A análise constata ainda ter havido um equilíbrio nas notícias emitidas sobre o tema entre os jornais da tarde e da noite nos diferentes canais, com uma ligeira presença superior nos noticiários da noite.

Esta análise foi realizada pela MediaMonitor, entre os dias 7 e 12 de novembro, considerando os noticiários regulares dos canais RTP1, SIC e TVI.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt