O que mudou em Portugal na última década? O que mudou em Portugal na última década? A web App Municípios Online da Marktest tem algumas respostas. Veja como Pampilhosa da Serra foi o concelho onde mais diminuiu a taxa de analfabetismo e como Vila de Rei mais que duplicou a população com ensino superior.
Grupo Marktest 8 abril 2025 Analisando alguns dos indicadores sobre o nível de ensino da população nos dois últimos Censos, podemos observar que Pampilhosa da Serra foi o concelho onde mais diminuiu a percentagem de população sem qualquer nível de ensino. Nos Censos de 2011, o INE contabilizava quase dois milhões de residentes que não tinham nenhum nível de ensino, um valor que representava 18.9% do total de residentes no país. Pampilhosa da Serra era o concelho com maior taxa de população sem nenhum nível de ensino, algo que atingia 31.8% dos seus residentes. Esta percentagem estava muito perto do observado em Idanha-a-Nova, onde 31.7% dos seus residentes se encontravam na mesma situação. Monforte, Alcoutim e Ribeira de Pena encerravam a lista de concelhos com maior peso de população sem qualquer nível de ensino. Nos 10 anos seguintes, no Recenseamento de 2021, o INE contava 1,3 milhões de residentes sem qualquer nível de ensino, o que correspondeu a um decréscimo de 33% no número. O valor observado equivalia a 13% do total de residentes, registando-se assim uma quebra de 31% no peso desta população no total de residentes. Idanha-a-Nova subiu à primeira posição de concelhos com maior percentagem de residentes sem nível de ensino, com 20.9%. Alvito, Monforte, Moura e Ribeira de Pena ocuparam as posições seguintes, todos com mais de um quinto da sua população nesta circunstância.
Observando as variações do peso desta população entre estes dois Censos, Pampilhosa da Serra surge como o concelho com maior decréscimo, passando de 31.8% em 2011 para 16.5% em 2021, menos 48% do que então. Em Gavião, Corvo, Mértola e Oleiros também se observaram reduções acima de 45% no peso desta população. Quanto aos níveis de ensino mais elevados, o INE contava 1,2 milhões de residentes com o ensino superior em 2011 e 1,8 milhões em 2021. Estes valores equivaliam a 11.8% e 17.2% do total de residentes em cada ano, registando-se assim um aumento de 43% neste número. No topo da lista de concelhos com maior peso de população com nível de ensino superior, encontramos em 2011 os concelhos de Lisboa, Oeiras, Coimbra, Porto e Cascais, todos com mais de 20% da sua população com este nível de ensino. Estes mesmos concelhos integram a lista de top 5 em 2021, embora Coimbra tenha subido um lugar, trocando de posições com o Porto. Em Lisboa, 27.1% dos residentes tinham ensino superior em 2011 e 35.8% em 2021, valores que duplicam a média do país.
Em termos relativos, foi nos concelhos de Vila de Rei, Penamacor, Pampilhosa da Serra, Porto Moniz e Câmara de Lobos que se observaram os maiores acréscimos do peso desta população nos seus residentes, todos duplicando em10 anos. Mesmo assim, nenhum destes concelhos apresenta ainda uma taxa próxima da média, oscilando entre 5.4% e 9.7% de residentes com o nível de ensino mais elevado. Estas são apenas algumas das análises possíveis com os dados disponíveis na aplicação, que a Marktest atualiza regularmente ao longo do ano. Veja em baixo um pequeno vídeo de apresentação (com som) desta App: A aplicação disponibiliza mais de 600 variáveis para vários anos, organizadas pelos temas:
Consulte aqui mais informação sobre estes ratings e a aplicação Municípios Online ou contacte-nos para mais informações. |
Notícias
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- Conferência Marketeer
Esta é a 24ª edição da conferência destinada aos profissionais de marketing.
15 de maio de 2025
Marketeer
Sagres Campo Pequeno, Lisboa
- Equality Summit
15 de maio de 2025
MRS - The Market Research Society
Londres, Inglaterra