As Presidenciais na Marktest.com

Grupo Marktest, 17 novembro 2005

A partir de hoje, está disponível mais um Dossier na Marktest.com. Com base em informação dos serviços Telenews e Clipping da MediaMonitor, é possível acompanhar a cobertura mediática dos candidatos às próximas eleições presidenciais, assim como os resultados das sondagens publicadas na imprensa nacional.

Tendo como referência as personalidades que apresentaram publicamente as suas candidaturas às Presidenciais e que são objecto das sondagens publicadas na imprensa, este Dossier permite estar sempre actualizado sobre tudo o que rodeia o próximo escrutínio.

Os utilizadores registados no nosso site poderão aceder à seguinte informação, que é regularmente actualizada:

  • Vídeos das notícias de anúncio público de candidatura, provenientes do serviço Telenews da MediaMonitor
  • Análise semanal do número e duração das notícias emitidas nos serviços de informação regulares da RTP1, 2:, SIC e TVI (informação proveniente do serviço Telenews da MediaMonitor)
  • Resultados de todas as sondagens publicadas na imprensa, com indicação da ficha metodológica e link para notícia (informação proveniente do serviço de Clipping da MediaMonitor)
  • Resultados de todas as eleições presidenciais desde 1974, com análise gráfica em mapas do número de inscritos, taxa de abstenção e percentagem de votação no candidato vencedor (informação com fonte no STAPE)

A análise dos dados já disponíveis permite ver que até à data foram publicadas oito sondagens sobre as próximas eleições presidenciais. Nestas sondagens foram realizadas um total de 6354 entrevistas telefónicas.

A Aximage realizou 4 sondagens, sendo responsável por 35.1% do total de entrevistas. A Marktest realizou duas sondagens, com 25.3% das entrevistas. A Eurosondagem e a Universidade Católica realizaram uma sondagem cada, sendo responsáveis, respectivamente por 24.5% e por 15.1% do total de entrevistas já realizadas sobre esta matéria.

Quanto às notícias protagonizadas por estes candidatos às próximas eleições presidenciais, é Jerónimo de Sousa aquele que mais vezes e por mais tempo surgiu nos écrãs da RTP1, 2:, SIC e TVI, em programas regulares de informação (exclui por isso entrevistas aprofundadas ou outros programas especiais sobre o assunto).

De 22 de Agosto a 13 de Novembro de 2005, Jerónimo de Sousa foi protagonista de 227 notícias que tiveram uma duração total superior a oito horas. Francisco Louçã foi o segundo mais referido nas notícias destes canais, com 189 peças que estiveram próximas das sete horas de duração total. Cavaco Silva, pelo contrário, protagonizou o menor número de notícias, com 85 peças de cerca de 3 horas e 45 minutos de duração.

Uma análise da duração média das notícias revela que estas notícias tiveram uma duração média entre os 2 minutos e 10 segundos e os 2 minutos e 53 segundos. As notícias protagonizadas por Manuel Alegre foram as que tiveram maior duração média, seguidas das protagonizadas por Cavaco Silva, com 2 minutos e 38 segundos. Pelo contrário, as notícias protagonizadas por Jerónimo de Sousa e por Francisco Louçã foram as que tiveram menor duração média, de 2 minutos e 10 segundos e de 2 minutos e 11 segundos, respectivamente.

Este Dossier tem como fontes de informação os serviços Telenews e Clipping da MediaMonitor e é regularmente actualizado. Consulte-o com frequência ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

28 março 2017

Em Agenda

Transformation 2017
Conferência anual da American Association of Advertinsing Agencies
Los Angeles, EUA, 2 a 5 de abril de 2017,
MRS Media Research Summit
Null
Null, 15 de junho de 2017,

mais acontecimentos em Agenda