O melhor Português de sempre

Em sondagem realizada através do Fonebus da Marktest, os portugueses escolheram o melhor português de sempre. Veja aqui os resultados.

Grupo Marktest, 22 março 2007

É às origens de Portugal que os portugueses vão buscar "o melhor português de sempre". D Afonso Henriques surge em primeiro lugar numa lista (ver no quadro em baixo) sugerida aos portugueses para escolherem o melhor português de sempre.

Os que dizem que os portugueses não gostam de poesia, enganam-se; em segundo e terceiro lugares surgem dois poetas portugueses: Camões e Fernando Pessoa.

Em quarto e quinto lugar surgem dois politicos de diferentes épocas, que governaram Portugal e que deixaram marcas profundas nos portugueses: Salazar e o Marquês de Pombal.

Em sexto lugar surge Aristides de Sousa Mendes, seguido de Vasco da Gama, Álvaro Cunhal, Infante D. Henrique e por último D. João II.

Mas será que todos os portugueses têm a mesma opinião?

D. Afonso Henriques é considerado o Melhor Português de sempre junto de quase todos os grupos Sócio-demográficos portugueses.

Para a população com idades entre os 35 e os 54 é Camões o mlhor português de sempre; já para os mais velhos (65 e mais anos) o melhor português de sempre é Salazar.

O grande poeta português, Camões, é eleito em segundo lugar tanto pelos homens como pelas mulheres, por todas as classes sociais e por todas as regiões de Portugal Continental excepto o interior Norte que elege Salazar em segundo lugar.

Já se falarmos em grupos etários, as diferenças são maiores : os mais jovens preferem Fernando Pessoa; no grupo dos 25 aos 34, Camões e Fernando Pessoa ficam empatados; o grupo dos 35 aos 54 coloca em segundo lugar D. Afonso Henriques e junto dos mais velhos o segundo lugar é dado a Salazar.

Clique na imagem para aumentar


Ficha Técnica:

Universo: Indivíduos com 18 e mais anos residentes em Portugal Continental.

Amostra: 807 entrevistas a Indivíduos com 18 e mai anos residentes em Portugal Continental dos quais 697 escolheram uma das figuras públicas que sugerimos para melhor português de sempre. 41 pessoas das 807 que responderam a esta sondagem consideraram que nenhuma destas personagens era o melhor português de sempre e 69 não souberam responder a esta questão.

Recolha da Informação: A recolha da informação foi efectuada através do método da entrevista telefónica com recurso ao Sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). Foi utilizado um questionário estruturado contendo perguntas fechadas e abertas.

A recolha da informação decorreu entre os dias 19 e 21 de Março de 2007 e foi realizada nos escritórios da Marktest em Lisboa. Trabalharam neste estudo um total de 50 entrevistadores da Marktest, formados para a condução deste tipo de inquéritos telefónicos e que receberam um treino específico para a realização deste estudo.

Modo de Selecção: A selecção dos lares a serem contactados foi efectuada aleatoriamente, a partir da base de telefones residenciais disponíveis nas diferentes regiões. A selecção dos entrevistados, um em cada lar, foi efectuada através do método de quotas tendo em consideração as seguintes variáveis : sexo, idade e região do entrevistado.

Do mesmo tema: Estudos de Opinião

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

15 setembro 2014