O melhor Português de sempre

Em sondagem realizada através do Fonebus da Marktest, os portugueses escolheram o melhor português de sempre. Veja aqui os resultados.

Grupo Marktest, 22 março 2007

É às origens de Portugal que os portugueses vão buscar "o melhor português de sempre". D Afonso Henriques surge em primeiro lugar numa lista (ver no quadro em baixo) sugerida aos portugueses para escolherem o melhor português de sempre.

Os que dizem que os portugueses não gostam de poesia, enganam-se; em segundo e terceiro lugares surgem dois poetas portugueses: Camões e Fernando Pessoa.

Em quarto e quinto lugar surgem dois politicos de diferentes épocas, que governaram Portugal e que deixaram marcas profundas nos portugueses: Salazar e o Marquês de Pombal.

Em sexto lugar surge Aristides de Sousa Mendes, seguido de Vasco da Gama, Álvaro Cunhal, Infante D. Henrique e por último D. João II.

Mas será que todos os portugueses têm a mesma opinião?

D. Afonso Henriques é considerado o Melhor Português de sempre junto de quase todos os grupos Sócio-demográficos portugueses.

Para a população com idades entre os 35 e os 54 é Camões o mlhor português de sempre; já para os mais velhos (65 e mais anos) o melhor português de sempre é Salazar.

O grande poeta português, Camões, é eleito em segundo lugar tanto pelos homens como pelas mulheres, por todas as classes sociais e por todas as regiões de Portugal Continental excepto o interior Norte que elege Salazar em segundo lugar.

Já se falarmos em grupos etários, as diferenças são maiores : os mais jovens preferem Fernando Pessoa; no grupo dos 25 aos 34, Camões e Fernando Pessoa ficam empatados; o grupo dos 35 aos 54 coloca em segundo lugar D. Afonso Henriques e junto dos mais velhos o segundo lugar é dado a Salazar.

Clique na imagem para aumentar


Ficha Técnica:

Universo: Indivíduos com 18 e mais anos residentes em Portugal Continental.

Amostra: 807 entrevistas a Indivíduos com 18 e mai anos residentes em Portugal Continental dos quais 697 escolheram uma das figuras públicas que sugerimos para melhor português de sempre. 41 pessoas das 807 que responderam a esta sondagem consideraram que nenhuma destas personagens era o melhor português de sempre e 69 não souberam responder a esta questão.

Recolha da Informação: A recolha da informação foi efectuada através do método da entrevista telefónica com recurso ao Sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). Foi utilizado um questionário estruturado contendo perguntas fechadas e abertas.

A recolha da informação decorreu entre os dias 19 e 21 de Março de 2007 e foi realizada nos escritórios da Marktest em Lisboa. Trabalharam neste estudo um total de 50 entrevistadores da Marktest, formados para a condução deste tipo de inquéritos telefónicos e que receberam um treino específico para a realização deste estudo.

Modo de Selecção: A selecção dos lares a serem contactados foi efectuada aleatoriamente, a partir da base de telefones residenciais disponíveis nas diferentes regiões. A selecção dos entrevistados, um em cada lar, foi efectuada através do método de quotas tendo em consideração as seguintes variáveis : sexo, idade e região do entrevistado.

Do mesmo tema: Estudos de Opinião

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

3 julho 2015

Em Agenda

Portugal Internet Week'15
Nesta semana irão desenvolver-se várias astividades, com vista à promoção da Economia Digital em Portugal.
21 a 25 de setembro de 2015, g­e­r­a­l­@­a­c­e­p­i­.­p­t­
Congress 2015
68º Congresso anual da ESOMAR
Dublin, Irlanda, 27 a 30 de setembro de 2015, c­u­s­t­o­m­e­r­s­e­r­v­i­c­e­@­e­s­o­m­a­r­.­o­r­g­

mais acontecimentos em Agenda