svg-spacer
BStream- Barómetro de Streaming

Barómetro de plataformas de streaming

Síntese Metodológica 2021

O Barómetro de Plataformas de Streaming é um estudo regular de acompanhamento de notoriedade e consumo dos serviços comerciais de SVoD – Stream Video on Demand, a operar em Portugal. Este estudo, lançado em 2021, dá continuidade à informação anteriormente recolhida no Barómetro de Telecomunicações da Marktest.

Principais objetivos:
  1. Plataformas
    1. Notoriedade
    2. Consumo de plataformas comerciais disponíveis no mercado
    3. Market Share
    4. Perfis sociodemográficos dos consumidores (indivíduos e lares)
    5. Para cada plataforma em uso:
      1. Modalidades de uso
      2. Tipo de subscrição
      3. Tipo de acesso/conexão
      4. Partilha de subscrição
    6. Intenção de subscrição
  2. Operadores
    1. Operador contratado
    2. Serviço ativo

São estudadas as seguintes plataformas:

  • Apple tv
  • Disney+
  • MEO Filmes e Séries
  • HBO
  • NETFLIX
  • Nos Play
  • Opto
  • Prime Video

Metodologia

Universo

O universo do estudo é definido pelos residentes em Portugal continental, a partir dos 15 anos.

A quantificação do universo é feita a partir dos Censos do INE. A partir de 2013, a fonte utilizada é o Recenseamento Geral da População de 2011, que quantifica o universo em 8 563 501 indivíduos. Para a caracterização dos lares, o universo é constituído pelos lares de Portugal Continental: 3 869 188.

Segmentação do Universo

O estudo é estratificado por regiões (Regiões Marktest – com controle da amostra também a nível concelhio), sexo, escalões etários e dia da semana.

Amostra

Dimensão e distribuição amostral

São recolhidas 1500 entrevistas mensais, com publicação bimestral de acumulados quadrimestrais móveis (acumulação de 6000 entrevistas).

A distribuição da amostra mensal é controlada pelas variáveis Sexo, Escalão etário, Regiões Marktest, nível concelhio e dia da semana. A amostra é proporcional ao universo nas variáveis Sexo e Dia da semana e desproporcional (por sobreamostragem) na distribuição por Idade e por Regiões Marktest.

A desproporcionalidade é intencionalmente aplicada na variável Idade devido ao progressivo envelhecimento da população, como revelam os censos das últimas duas décadas. Como consequência desta evolução, a utilização de uma amostra proporcional resultaria num peso desnecessariamente elevado nos grupos etários mais velhos, nomeadamente no grupo dos indivíduos com mais de 64 anos, em prejuízo dos grupos mais jovens. Os resultados do estudo demonstram que os indivíduos pertencentes aos grupos etários mais elevados têm um comportamento mais homogéneo. Considerando o princípio estatístico de que grupos mais homogéneos necessitam de menor amostra, para a sua correta medição, optou-se por manter no grupo etário “65+ anos”, a amostra que lhe seria atribuída, redistribuindo as restantes entrevistas pelos restantes grupos etários, proporcionalmente ao peso que têm no Universo estudado.

A desproporcionalidade na variável Regiões Marktest segue o mesmo princípio. Isto é, nos meios urbanos, e nomeadamente nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, existe uma maior heterogeneidade de comportamento e também de oferta de conteúdos de media. Assim, nos concelhos pertencentes às duas regiões mencionadas (Grande Lisboa e Grande Porto), é aplicada uma sobreamostragem.

Método de Seleção da amostra

Os procedimentos de seleção têm especificidades consoante as duas técnicas de recolha utilizadas:

  • C.A.T.I – Computer Assisted Telephonic Interviews, tanto para fixo como para mobile
  • C.A.W.I. – Computer Assisted Web Interviews

Na recolha por entrevista pessoal telefónica assistida por computador (CATI fixo e móvel), teremos as seguintes etapas de seleção:

  • constituição de base de dados de números de telemóvel, tendo como fonte o banco de números disponibilizado pela ANACOM, segmentados por operadoras.
  • seleção aleatória de números de telefone
  • o entrevistado é selecionado por cotas predefinidas de Sexo e Idade e proporcionais à população de cada concelho (ou agregação de concelhos).

Na recolha pelo canal web (CAWI), o entrevistado é seleccionado aleatoriamente, com recurso a bases de endereços de email da Marktest, e segundo as cotas predefinidas de sexo e idade e proporcionais à população de cada concelho (ou agregação de concelhos).

No conjunto, as duas técnicas de recolha são utilizadas com os seguintes limites intervalares:

  • CAWI: 25% a 35% da recolha
  • CATI: 65% a 75%, com os seguintes limites:
    • CATI-para-móvel: 40% a 60%
    • CATI-para-fixo: 25% a 35%
Recolha de Informação

Questionário

A recolha de informação é realizada através de questionário estruturado e quantitativo, constituído por perguntas fechadas e semi-fechadas, e é aplicado pelas duas técnicas anteriormente: CATI e CAWI.

Todo o processo de recolha é gerido na plataforma Marktab, especializada na recolha de dados quantitativos, incluindo:

  • a programação do questionário
  • recolha por CATI (fixo e móvel) e CAWI
  • validação de dados e de consistência/coerência de respostas
  • processamento de dados
  • tabulação de resultados
Período de Recolha

A recolha é contínua, não sendo realizadas entrevistas no mês de Agosto e na última quinzena de Dezembro, devido à atipicidade destes dois períodos.

A distribuição da amostra controlada por períodos mensais, com publicação bimestral de resultados com base em acumulados móveis, sendo as entrevistas telefónicas realizadas entre as 17h e as 21h30.

Entrevistadores

O trabalho de campo de CATI é realizado por uma equipa de entrevistadores da Marktest, com formação e experiência na realização de entrevistas telefónicas assistidas por computador (CATI fixo e CATI mobile), através da plataforma Marktab. A equipa recebe formação adicional e específica para a informação a recolher para este estudo.

Controle de qualidade

O controle de qualidade dos dados recolhidos via CATI é aplicado em 2 fases: Supervisão e Validação de consistência.

Supervisão

A qualidade do desempenho dos entrevistadores é controlada através de supervisão em tempo real ou diferida, por escuta das entrevistas, através da monitorização do diálogo e do preenchimento do questionário (cerca de 20% das entrevistas lançadas).

Validação de consistência de respostas e de fluxo de cada entrevista

A utilização do sistema CATI permite o fluxo automático da sequência de cada questionário, bem assim como a validação automática da coerência das respostas em cada entrevista.

Adicionalmente, na fase de tratamento de dados, é realizada a segunda etapa de validação, a qual relaciona a coerência dos dados registados entre perguntas diferentes.

Calendário de publicação de resultados

Os resultados são publicados em acumulados quadrimestrais móveis, num total de 5 edições, com uma base amostral de ≈6 000 entrevistas por publicação.

Os quadros seguintes ilustram os períodos de recolha e os de publicação de resultados:

Distribuição mensal das entrevistas
placeholder
Publicação de Resultados
placeholder

Tratamento de dados

A informação disponibilizada nos relatórios e nas bases de dados é ponderada e extrapolada para os universos de Lares e de Indivíduos (15+ anos), em Portugal continental.

Ponderação e extrapolação

Atendendo à desproporcionalidade da amostra recolhida, comparativamente ao universo em estudo, os dados são ponderados. Assim, fica assegurado que cada segmento das variáveis controladas contribui para os dados em função do respectivo peso na população.

Esta ponderação é feita através de um algoritmo de Rim weighting. As variáveis utilizadas para a ponderação são as seguintes:

  • Regiões Marktest
  • Sexo
  • Idade
  • Grupo Ocupacional
  • Classe social

Disponibilização de resultados

Os dados de cada vaga de publicação (resultados quadrimestrais móveis, publicados bimestralmente) são disponibilizados através de relatórios Excel e na plataforma YUMIAnalytics WEB (em desenvolvimento). A publicação inclui, além da metodologia utilizada, gráficos de análise e quadros de tabulação dos resultados, desagregados pelas variáveis sociodemográficas consideradas.

 
placeholder
Empresa
Direcção
Director
Director Adjunto
Área

Conceitos principais

Sugestões e Suporte técnico:

Para qualquer dúvida, comentário ou sugestão sobre o estudo, contacte-nos para media@marktest.pt.