A iniciativa
A Marktest e o Grupo Cofina Media, sob a chancela da revista SÁBADO, associam-se para criar a iniciativa POWERFUL BRAND | Marcas com Valor.
A Marktest é a responsável pelo desenvolvimento da ferramenta de benchmark POWERFUL BRAND | Marcas com Valor e por toda a metodologia e processos de análise das marcas / serviços alvo desta análise.
O Grupo Cofina Media será responsável pela comunicação, divulgação e amplificação de todos os momentos da iniciativa, incluindo a organização de fóruns de debate, envolvendo as marcas SÁBADO e Jornal de Negócios.
Objetivo
POWERFUL BRAND | Marcas com Valor é uma ferramenta que mede o valor das marcas, a partir de key performance indicators (KPI), analisados nas dimensões da Inovação, Sustentabilidade e do Propósito das marcas:
- Ética
- Relevância
- Compromisso
- Confiança
- WOM
- Ad Liking
- Consideração – marca que consideraria escolher
- Sustentabilidade
- Contributo – impacto na sociedad
- Inovação
- Recomendação – marca que recomendaria
A sustentabilidade dos negócios mede-se pela opinião e confiança que os consumidores depositam nas marcas, mas à medida que os produtos e serviços se tornam cada vez mais indiferenciados, fatores como a reputação e a imagem apresentam-se como eixos competitivos e diferenciadores. Mas no atual contexto emergem novas dimensões, associadas com novas preocupações, novos desenvolvimentos tecnológicos e novas formas de consumo.
Metodologia
A POWERFUL BRAND é uma ferramenta de benchmark, desenvolvida pelo Grupo Marktest que mede o valor das marcas a partir de KPI (key performance indicators), analisados nas dimensões da Inovação, Sustentabilidade e do seu Propósito.
Trata-se de um estudo realizado anualmente, tendo por base uma amostra de 2000 entrevistas, em que cada entrevistado avaliará no máximo 150 marcas. A recolha e o tratamento da informação são da inteira responsabilidade da Marktest.A seleção das marcas e das categorias em análise em cada edição anual do POWERFUL BRAND | Marcas com Valor é da exclusiva responsabilidade da Marktest, sendo esta seleção feita anualmente.
Por cada categoria de produto/serviço em avaliação, existirão no mínimo duas marcas em avaliação, e no máximo cinco marcas, sendo que em cada edição é avaliado um número aproximado de 300 marcas.
Qualquer marca em avaliação que não reúna o mínimo de 30 casos de amostra, não integrará a base analítica.
A recolha da informação deste estudo de mercado, é realizada via Internet através de um software da exclusiva responsabilidade da Marktest (no mês de setembro, de cada ano). Através de um Access Panel, propriedade da Marktest, procedeu-se a uma extração aleatória de potenciais entrevistados, de acordo com quotas de sexo, idade e região. Aos internautas selecionados é enviado um email contendo um link de acesso ao questionário, que é remetido para uma página da Marktest onde inicia o preenchimento do mesmo. Para garantir a segurança da comunicação online, a Marktest utiliza um protocolo de segurança que permite salvaguardar a leitura e interceção por terceiros dos dados transmitidos. O envio do e-mail para os endereços eletrónicos registados na base de dados é da responsabilidade da Marktest.
No âmbito da sua atividade de estudos de mercado, a Marktest trata os dados pessoais nos termos da lei, cumprindo os requisitos impostos pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados e demais legislação aplicável.