Evolução da actividade imobiliária nos concelhos portugueses Evolução da actividade imobiliária nos concelhos portugueses A análise Os Concelhos Portugueses 1992-2012 mostra como nos últimos anos o sector imobiliário foi dos mais atingidos pela crise, um fenómeno comum a todos os concelhos do país. Grupo Marktest 20 agosto 2013 As 23 416 licenças de construção concedidas em Portugal em 2011 correspondem a um decréscimo de 60% face a 2001 e de 63% comparativamente a 1991. Todas as regiões registaram uma variação negativa na atribuição de licenças de construção, o mesmo sucedendo entre os concelhos. Dos 308 concelhos do país, apenas 7 registaram um aumento no número de licenças de construção entre 1991 e 2011. De entre eles, destaque para Cascais, Ribeira Grande e Loures com uma variação superior a 60%, ao contrário de Porto Moniz e Amadora, que atribuíram menos 98% de licenças de construção. A mesma evolução foi observada no número de obras concluídas, que recuaram 49% nos últimos 10 anos, em especial em Porto Moniz, Castro Verde e São Brás de Alportel, com quebras acima de 70%. O número de prédios transaccionados também caiu abruptamente, menos 49% em 10 anos. O valor destas transacções evidenciou igualmente uma baixa de 39%, mas o valor médio dos prédios transaccionados subiu 21% neste período. Em 2011, os concelhos de Cascais, Vila do Bispo e Lisboa apresentaram os valores médios de transacção mais elevados, ao contrário de Penela, Vila de Rei, Pedrógão Grande, Oleiros e Vinhais, onde o valor das transacções não atingiu, em média, os 5 mil euros. Estes são alguns dos insights fornecidos pela análise Os Concelhos Portugueses 1992-2012, que o Grupo Marktest lançou recentemente. Para além da demografia, construção e habitação, temas como ambiente, saúde, cultura, lazer, actividade económica, índices de desenvolvimento, resultados eleitorais, entre outros, são também analisados nesta edição. Para obter mais detalhes sobre esta análise, veja o documento de apresentação ou contacte-nos pretende mais informações sobre este assunto. |
Notícias
- Geração Z: a mais interessada e ativa na partilha de conteúdos sobre Férias e Viagens
- Simpatia e Honestidade são os atributos mais valorizados para participação em publicidade
- O que mudou em Portugal na última década? Despesas camarárias em cultura aumentaram 75%
- 4,3 milhões de portugueses compram livros
- Protagonistas da informação em maio de 2025
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- What Does It All Mean? Storytelling for Insights Professionals
Neste evento online, será discutido com os participantes os fundamentos do “Story Telling” e a sua aplicação aos estudos de mercado.
18 de junho de 2025
ESOMAR
- QSP Summit
O QSP SUMMIT é um evento de 3 dias focado em oferecer o melhor conteúdo nas áreas de management e marketing para líderes da indústria.
1 a 3 de julho de 2025
QSP - Consultoria de Marketing
Exponor, Matosinhos