Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A greve na transportadora aérea nacional foi o assunto em destaque na semana informativa de 27 de Abril a 3 de Maio, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
5 maio 2015

placeholderO tema com maior destaque na última semana foi a greve dos pilotos da TAP. As negociações entre o governo e o sindicato dos pilotos arrastaram-se até ao início da greve, com a comunicação social a acompanhar todos os passos e com o debate a centrar-se na importância da empresa para a economia portuguesa e o processo de privatização em curso. Após o início da greve as dificuldades sentidas pelos passageiros afetados passou a ser o destaque, assim como a percentagem de pilotos que aderiu à greve. O serviço Telenews registou um total de 218 notícias e 9 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 3 horas e meia de emissão sobre o tema e 91 notícias emitidas.

placeholder

Outro dos temas em foco na última semana foi o Sismo no Nepal. Um país conhecido por ter no seu território as mais altas montanhas da terra, foi notícia esta semana por causa do pior sismo dos últimos 80 anos. Um sismo que provocou milhares de mortes e elevados estragos materiais. As autoridades nepalesas já apelaram à ajuda internacional, enquanto equipas de busca internacionais procuram sobreviventes no meio dos escombros. O serviço Telenews assinalou um total de 89 notícias e mais de 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora de emissão sobre o tema e 32 notícias emitidas.

placeholder

No futebol português, a semana foi dominada pelos ecos do derby Benfica x FC Porto e pela antevisão das últimas jornadas da Primeira Liga. Benfica e FC Porto venceram no fim de semana, respetivamente o Gil Vicente e o Vitória de Setúbal, e mantêm a pressão para as últimas jornadas da prova onde o Benfica lidera com três pontos de vantagem. Em Inglaterra, José Mourinho, à frente do Chelsea, foi campeão a três jornadas do fim da prova devido a vantagem pontual sobre o segundo classificado o Manchester City. O serviço Telenews identificou um total de 156 notícias e mais de 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora e meia de emissão e 69 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque foi para o antes e o depois da greve dos pilotos da TAP. Este tema foi responsável por 43% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais