Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

A privatização da TAP foi o assunto em destaque na semana informativa de 8 a 14 de Junho, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
16 junho 2015

O tema nacional de maior destaque na última semana foi o anúncio do consórcio vencedor do processo de privatização da TAP. O consórcio Gateway, liderado pelo norte-americano David Neeleman e o português Humberto Pedrosa, foi o escolhido pelo governo e ficará com 61% do capital da empresa nesta fase da privatização. A oposição ao governo contestou a decisão e considerou o processo ruinoso para o país. O serviço Telenews registou um total de 122 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora e meia de emissão sobre o tema e 38 notícias emitidas.

A última semana ficou igualmente marcada por novos desenvolvimentos no caso Sócrates. O Ex-Primeiro Ministro José Sócrates recusou a prisão domiciliária com pulseira eletrónica tendo o juiz Carlos Alexandre decidido manter o arguido em prisão preventiva. A defesa anunciou que vai recorrer da decisão. O serviço Telenews assinalou um total de 103 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão sobre o tema e 34 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos destaques da última semana. Enquanto os clubes preparam a próxima época anunciando aquisições e vendas de jogadores, as seleções estão em plena atividade, A seleção principal deslocou-se à Arménia onde venceu a seleção local com três golos de Cristiano Ronaldo. Com esta vitória, a Seleção Portuguesa lidera o grupo de qualificação para o Euro 2016. Entretanto, na Nova Zelândia, a seleção de Sub-20 foi eliminada pelo Brasil nos quartos-de-final do Mundial da categoria. A nível de clubes, o Benfica oficializou a contratação de Rui Vitória como sucessor de Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz. No Futsal, o Benfica venceu o Sporting no quarto jogo do Play-off, juntando a conquista do Campeonato Nacional à Taça de Portugal. O serviço Telenews identificou um total de 225 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 2 horas de emissão e 91 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque foi para o Caso Sócrates. Este tema foi responsável por 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais