Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Os refugiados que chegam diariamente à Europa foram o destaque na semana informativa de 24 a 30 de Agosto, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
1 setembro 2015

O grande tema da última semana foi o drama dos migrantes que fogem da guerra e da instabilidade de África e do Médio Oriente e procuram chegar à Europa. Em grupos de dezenas ou centenas, quer de barco atravessando o mediterrâneo, quer por terra através da Península dos Balcãs, milhares de migrantes procuram chegar ao centro da Europa. Todos os dias chegam histórias dramáticas, mas o fluxo migratório não parece diminuir. As instituições europeias procuram reagir e criar programas de acolhimento que nem sempre são bem recebidos pelas comunidades locais. O serviço Telenews registou um total de 104 notícias e um total 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 2 horas de emissão e 58 notícias emitidas.

A atualidade política continuou a ser o grande destaque nacional na última semana. Multiplicaram-se as iniciativas para captar a atenção dos eleitores quando falta pouco mais de um mês para as eleições legislativas. A JSD organizou em Castelo de Vide a Universidade de Verão. Dos vários convidados presentes destaque para Durão Barroso, Horta Osório e Passos Coelho, que encerrou os trabalhos. A Juventude Socialista organizou o Acampamento de Juventude em Santa Cruz, Tores Vedras, que teve como principais convidados José Ribeiro e Castro e António Costa. O PCP fez a sua pré-rentrée política com a entrevista de Jerónimo de Sousa na TVI quando falta uma semana para a Festa do Avante. O Governo anunciou ainda, através da Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que vai devolver aos portugueses 25% da sobretaxa de IRS cobrada este ano. O serviço Telenews identificou 141 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 2 horas de emissão e 57 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos destaques da última semana. O Sporting perdeu com o CSKA de Moscovo e falhou a hipótese de disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões, transitando assim para a Liga Europa onde se juntou ao Belenenses e ao SC Braga. Na última jornada da Primeira Liga, não existiram surpresas com os chamados grandes a vencerem os respetivos jogos. A Seleção Nacional prepara ainda uma jornada dupla em que vai defrontar em jogo particular a França e em jogo oficial do Euro 2016 a Albânia. O serviço Telenews assinalou um total de 163 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP com quase 2 horas de emissão e 73 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, foi o incidente na Quinta do Conde que resultou na morte de três pessoas o assunto com maior destaque, sendo responsável por 17% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais